Eduarda Moura Pinheiro

 Eduarda Moura Pinheiro
  • Colocação no concurso: 2ª colocada nacional
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Craveiro Costa
  • Cidade: Cruzeiro do Sul - AC
  • Professor(a): Gessytha Azevedo do Nascimento

Uma frase que gosta: “Deus é bom o tempo todo, o tempo todo Deus é bom!”

Muito dedicada aos estudos, Maria Eduarda sonha em cursar Medicina. “O que venho me esforçando tanto e me dedicando até hoje é para a minha tão sonhada faculdade; quero fazer Medicina e para isso não meço esforços, fico sem dormir estudando até tarde, me desfaço do que me impede, quero ajudar as pessoas!”.

Para a jovem senadora do Acre, a participação política dos jovens deveria ser maior e mais interessada, deixando de lado tanto comodismo.

Para Maria Eduarda, sua figura pública de destaque é o Professor, “justamente por ser a profissão que forma todas as outras, por nos acolher na escola enquanto não estamos em casa, por serem os primeiros a nos incentivar e acreditar em nossos sonhos”.

Como hobby, gosta de andar, visitar amigos e parentes. Seu livro favorito é “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, e aprecia MPB - “músicas calmas, tranquilas e que tragam em suas letras um ensinamento”.

Atualmente, Maria Eduarda mora sozinha com a mãe, mas a família ainda é composta por mais três irmãos que moram em outras cidades.

Sobre o Jovem Senador

Desde a edição de 2014, a Jovem Senadora do Acre interessou-se pelo Projeto, mas já estava envolvida em outra iniciativa de educação política – o Parlamento Jovem, executado pela Câmara dos Deputados, para o qual também foi classificada. Atuante, Maria Eduarda já foi, inclusive, campeã das Olimpíadas de Língua Portuguesa em 2010. “Neste ano me dediquei ao concurso por considerá-lo fonte de conhecimento e aprendizagem e por envolver coisas realmente importantes”.

Em sua escola, o Concurso de Redação foi apresentado pela professora de Língua Portuguesa que motivou os alunos a participarem e orientou os trabalhos de redação. Ao saber de sua classificação para o Jovem Senador, Maria Eduarda era só emoção: “O meu estado de felicidade foi tão grande que nem acreditei no momento! Foi algo grandioso o sentimento de satisfação e de honra por estar me tornando a jovem senadora acreana”.

Sua família comemorou demais a conquista e todos choraram muito. Orgulhosos com o desempenho de Maria Eduarda, a família reconheceu especialmente sua dedicação aos estudos e o imenso esforço.

Como expectativa para as atividades em Brasília, a Jovem Senadora do Acre é puro otimismo: “Quero honrar o mérito, fazer valer a pena, satisfazer e representar muito bem meu Estado do Acre”.

Escola Estadual de Ensino Médio Craveiro Costa
Endereço:

Rua Rio Grande do Sul, 1.907
Bairro Preventório
Rio Branco – AC
CEP: 69.911-018

Telefone:
(68) 321323563
Diretor:
Flávio Rosas da Silva
Professor orientador:
Gessytha Azevedo do Nascimento