Maria Cremilda da Silva Melo

Maria Cremilda da Silva Melo
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Estadual Professora Edite Machado
  • Formação: Letras -Português
  • Estudante finalista: Arabela Melo Moreira Silva

A professora vencedora do Concurso de Redação do Senado Federal em Alagoas é da cidade de Capela, interior do Estado. Já atuou no ensino fundamental e há quatro anos está no ensino médio.

Trabalhando na Escola Estadual Professora Edite Machado conheceu o Projeto Jovem Senador e decidiu estimular seus alunos a participar da iniciativa. “Este ano minha escola participou pela terceira vez do Projeto Jovem Senador e a experiência foi muito gratificante porque a cada ano adquirimos mais conhecimento”.

Uma aula que desperta, provoca e faz diferença...

Para apresentar o tema em sala de aula a professora Maria Cremilda começou explicando o que era “participação política”, qual a sua importância e apresentou os instrumentos legais que asseguram o exercício da cidadania ativa na política brasileira. Segundo ela, nesse primeiro momento, o material ofertado pelo site do concurso serviu de apoio.

Preocupada com a fundamentação do conteúdo político, a professora Maria Cremilda apresentou aos alunos o poema “Analfabeto político”, de Bertolt Brecht para instigar o interesse pela Política. Logo que seguida, promoveu um debate sobre ele. Nessa fase, aproveitou, ainda, para discutir os principais pontos do texto “Paradoxos da política”, de Marilena Chauí.

Por fim, promoveu discussões sobre o atual cenário sociopolítico do Brasil, levando notícias e imagens das últimas manifestações ocorridas no país e comparando-as com os movimentos “Diretas já” e “caras pintadas”.

“Assim, os alunos puderam perceber a importância dos movimentos sociais. Ainda nessa etapa, analisamos o papel das redes sociais na atividade política. Finalizei com a análise da música “É pra rir, ou pra chorar”, de Gabriel, o pensador”.

Ao saber da classificação de sua aluna Arabela, a comoção no colégio foi geral: “Foi o momento mais emocionante da minha carreira docente. Sempre abraçávamos o projeto e trabalhávamos com muita dedicação, no início do ano letivo ele sempre se destacava no plano de ação da escola. Foram três anos esperando, torcendo, preparando os alunos e, principalmente, compartilhando do mesmo sonho. Fiquei extremamente feliz, minha felicidade transbordava, aliás nossa felicidade, pois minha vontade era tanta de ver um aluno da minha escola vencer o concurso que  todos que fazem ou fizeram parte de nossa instituição – diretores, coordenadores, alunos e até ex-alunos -  torciam fervorosamente por essa vitória”.

Segundo Maria Cremilda, o Jovem Senador contribuiu de forma significativa para a formação dos seus alunos especialmente porque “eles perceberam o quanto a participação de cada um é relevante e necessária para a transformação do país”.

Uma mensagem para seus alunos

“Quero que todos os meus alunos saibam que para vencer, mesmo diante de situações tão adversas, é crucial acreditar, persistir e se preparar. Esses três verbos fazem grande diferença para quem almeja obter grandes conquistas”.