Elciane de Lima Paulino

 Elciane de Lima Paulino
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Professor José Soares de Carvalho
  • Formação: Especialização em Língua, Linguagem e Ensino
  • Estudante finalista: Antonio Gomes da Silva Junior

A professora vencedora do Concurso de Redação do Senado na Paraíba leciona há mais de 12 anos e tem experiências em todas as modalidades de ensino, desde o Fundamental até a Educação de Jovens e Adultos.

A par ticipação da professora Elciane no Jovem Senador foi considerada por ela como um trabalho agregador e que produziu resultados concretos em pouco tempo: “Foi enriquecedora, pois além de discutir um tema de notória relevância para a formação dos cidadãos, os resultados obtidos, como o desenvolvimento de um senso crítico mais construtivo sobre a política brasileira juntamente aos conhecimentos discursivos imprescindíveis na produção de um texto dissertativo-argumentativo, culminaram com o reconhecimento profissional não só na escola, mas também fora dela. Saber que mais pessoas acreditam no meu trabalho e no meu potencial, como também colher os frutos do nosso trabalho a curto prazo  é, sem dúvida, muito gratificante”.

Em sala de aula, muito trabalho e dedicação marcaram os trabalhos na Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho para o Jovem Senador 2015: “Primeiramente, foi instaurado um debate sobre Participação Política; posteriormente apresentei um vídeo sobre o assunto, do Dr. Antônio Gonzales, a partir do qual os alunos puderam refletir sobre a cidadania e seu principal papel na sociedade. Feito isso, fizemos a análise de um texto intitulado Participação Política, de Luciana Li; Finalmente, solicitei que fizessem pesquisas na Constituição Federal, textos que falassem sobre as formas de fazer política no parlamento, nas ruas e nas redes sociais. Após esse trabalho, os alunos tiveram a oportunidade de escrever o primeiro texto, o qual seria avaliado, revisado e entregue de volta nas mãos da Professora Orientadora para identificar a tese, a construção da argumentação e a conclusão do texto”.

A professora Elciane também participa de outras iniciativas educacionais como a Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa e percebeu que a seleção do seu aluno Antonio Gomes foi a comprovação da coerência do trabalho que desenvolve em sala de aula, “voltado para os novos desafios e expectativas da sociedade”.

Para Elciane, o Projeto Jovem Senador, assim como outras ações de formação cidadã, contribui para desenvolver o senso crítico dos alunos e aperfeiçoar a formação política dos jovens.

Uma mensagem para seus alunos

“Podemos acreditar em nossos sonhos, independente das circunstâncias, pois a força capaz de transformar nossa realidade está dentro de nós mesmos!”