Antonio Gomes da Silva Junior

 Antonio Gomes da Silva Junior
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Professor José Soares de Carvalho
  • Cidade: Guarabira - PB
  • Professor(a): Elciane de Lima Paulino

Uma frase que gosta: “Lembre-se: as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento”. Albert Einstein

O Jovem Senador paraibano é da cidade de Cuitegi, interior do Estado, e tem um perfil bem diferenciado da maior parte dos jovens de sua idade. Atua em várias ações sociais de sua comunidade e tem pretensão de seguir uma carreira política futuramente.

“Gosto muito de política, acho que a sociedade brasileira confunde a política, que é boa, nos ajuda viver melhor, com as ‘politicagens’ de alguns, essa sim, é suja e não merece a atenção dos cidadãos, espero que um dia eu consiga ser Senador, que sempre foi meu sonho (mesmo antes do JS). Acho que esse meu sonho surgiu da busca de um país melhor, com saúde, segurança e educação de qualidade. A política é feita com soma e eu também quero somar para o bem do nosso grande Brasil”.

Para o futuro, Antonio quer ver um país melhor, sem corrupção, em que os cidadãos saibam e cumpram com os seus deveres na sociedade. Embora ainda não tenha bem definida qual a área de estudo seguir, tem interesse pela área de Ciências Exatas e pelo Direito.

Integrado em várias iniciativas locais, Antonio Gomes já participou de projetos ambientais. Esteve na Conferência da Juventude, na fase municipal que ocorreu em sua cidade – Cuitegi e representou o Estado da Paraíba, em 2013, na IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com um projeto de sustentabilidade. “Se nós não pensarmos no futuro, hoje, talvez não conseguiremos chegar até ele, devemos utilizar os nossos recursos naturais com sabedoria, pois um dia podem acabar”.

Quando o assunto é a participação dos jovens em sociedade, o Jovem Senador da Paraíba acredita que deve ser mais participativa. “A juventude não tem que esperar o futuro chegar para poder ter vez e voz. Deve-se, desde o presente, mostrar que os jovens também entendem de política, algumas vezes até melhor do que os mais experientes”.

Como figura pública de destaque, indicou a ex-senadora, Marina Silva. “Admiro a história de vida dessa grande mulher. A pobreza para ela não foi desculpa, mesmo com todas as dificuldades, ela conseguiu vencer na vida, tornou-se um exemplo de político e ambientalista, muito humilde e honesta”.

Nas horas de descanso, o Jovem Senador da Paraíba gosta de ler.  “Quando estou lendo um livro, sinto-me feliz de poder viajar em mundos, tempos e lugares diferentes, consigo viajar por toda a galáxia sem nem sair de casa e ainda consigo aprender novos conhecimentos”. Atualmente seu livro favorito é “A Zona Morta” de Stephen King. Quanto aos esportes, não é muito chegado à prática de nenhuma modalidade especial, mas faz caminhadas periodicamente. Adora música e “curte de tudo um pouco”, mas a banda que mais gosta é a Legião Urbana.

Cheio de admiração pela sua família, Antonio Gomes fala com orgulho de todos. “A minha família é humilde e unida, apoiou-me desde o início, quando eu resolvi participar do projeto Jovem Senador”.

E por falar em Jovem Senador...

O sonho de ser Senador da República e mostrar que o jovem pode participar da vida política do país exercendo sua cidadania motivou Antonio Gomes a participar do Jovem Senador 2015.

Com o apoio de sua professora Elciane, o Jovem Senador da Paraíba elaborou a redação nas aulas de Língua Portuguesa após vários debates e análises de artigos, entrevistas e textos.

Ao ser informado de sua classificação, Antonio era só felicidade. “Não tenho nem palavras para descrever a minha reação, experiência única”. Em sua família, todos ficaram felizes e muito surpresos com a seleção. Entusiasmado com a chance de concretizar seu sonho de ser senador, o Jovem Senador da Paraíba espera conhecer pessoas de todo o Brasil e vivenciar na prática a atividade política. “Tenho o sonho de ser senador desde o JS 2013, agora que sou, estou sem palavras para expressar a minha felicidade”. Que muitos outros projetos possam ser concretizados...

Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Professor José Soares de Carvalho
Endereço:

Av. João da Mata, s/n – Bloco I - 4º andar
Centro Administrativo Estadual Integrado
Centro - Jaguaribe
João Pessoa – PB
CEP: 58.015–020

Telefone:
(83) 321842053
Diretor:
Pedro Paulo Soares de Andrade
Professor orientador:
Elciane de Lima Paulino