Amanda Carla Borba

 Amanda Carla Borba
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Gonçalves de Lima
  • Cidade: Cumaru - PE
  • Professor(a): José Edson Gomes de Moura

Uma frase que gosta: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”. Martin Luther King.

Apaixonada pela área de Ciências Humanas, a Jovem Senadora de Pernambuco pretende fazer o curso de Direito e, depois de formada, trabalhar e construir sua família.

“Desejo também morar em um Brasil onde as pessoas compreendam seu papel na sociedade e atuem como verdadeiros cidadãos”.

Amanda Carla gosta de participar de ações em sua escola e hoje participa do Trote Solidário: “O projeto que se baseia na distribuição de brinquedos e de lanches para crianças carentes no mês de outubro. Já em agosto, na semana dedicada aos estudantes, minha escola é dividida em equipes e fazemos uma gincana em que uma das provas é a arrecadação de alimentos. Neste ano foi mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis que foram doados para as pessoas humildes do meu município. É muito gratificante vermos as crianças felizes ao serem presenteadas e as pessoas gratas ao receberem as cestas básicas”.

Em seu Estado, Amanda Carla também se inscreve para o Prêmio Naíde Teodósio, “que é um concurso de redação que aborda variados temas voltados para as mulheres. Esse trabalho é extremamente importante para mim, pois são dias debatendo e discutindo diversas temáticas sobre as mulheres para que possamos fazer o texto e isto estimula o respeito, a educação e a erradicação de pensamentos arcaicos que ainda perduram em nossa sociedade”.

Quando o tema é participação política...

Antenada para o que se passa no país, a Jovem Senadora de Pernambuco acredita que o Jovem Senador será a sua porta de entrada para participação em outros projetos e organizações que visem o exercício da cidadania. “A conquista de ser selecionada neste concurso tem fomentado ainda mais o meu senso crítico e preocupação com as causas sociais. Esta experiência será fundamental e extremamente proveitosa para a minha formação. Disso não tenho dúvidas”.

Quanto à vida política, Amanda Carla tem real interesse em conhecer e, embora não queira seguir carreira política, pretende contribuir para que mudanças sejam de fato implantadas no Brasil. “Atuar na política seria uma oportunidade para efetivá-las”.

Quando o assunto é a participação política dos jovens, Amanda acredita que a juventude é responsável pela busca de melhorias nas mais diversas áreas como saúde, educação etc. “Acredito verdadeiramente que ONGs, sindicatos e movimentos juvenis são capazes de efetivar tais melhorias. É necessário que o público jovem mobilize-se cada vez mais, pois estão em um período de formação da identidade; devem analisar o mundo a sua volta e questionar; ter a convicção de que podem atuar a favor de uma sociedade melhor”.

Como figura pública de destaque, a Jovem Senadora de Pernambuco indicou Martin Luther King, “pois lutou pelos direitos civis dos negros e das mulheres, buscando erradicar a discriminação e o racismo. Melhor, fez tudo isso baseado no amor ao próximo”.

Em seu tempo livre, gosta de ler e ficar com amigos e familiares. Seu livro favorito é Dom Casmurro, pois foi o primeiro livro de literatura que leu e pelo enigma deixando por Machado de Assis na obra que considera espetacular. Para se exercitar, anda de bicicleta e gosta de fazer caminhadas e se o assunto é música, prefere Gospel, Internacional e Sertaneja.

Como uma família muito querida, Amanda Carla deixa claro que eles são tudo para ela. “Meus pais são maravilhosos, sempre me apoiaram e fazem tudo para me verem feliz e meu irmão é super atencioso e amigo”.

E por falar em Jovem Senador...

Como adora escrever, especialmente quando o tema trata de questões sociais, Amanda Carla não pestanejou quando seu professor apresentou o Concurso de Redação do Senado. “Com o Jovem Senador não poderia ser diferente, sem falar que o meu professor, José Edson, sempre mantém seus alunos atualizados acerca de concursos e projetos proporcionados à escola”. Todos em seu colégio acompanham o Jovem Senador há pelo menos três anos e conhecem o projeto de perto.

“Meu professor sempre me fez acreditar no meu potencial. Vejo nele um profissional exemplar, o mesmo debateu em sala o tema proposto pela edição deste ano, assim como falou da importância de participar para a nossa formação pessoal”.

Para sua surpresa completa, Amanda Carla ficou sabendo da notícia de sua classificação pelo professor José Edson, em sala de aula, e não conteve as lágrimas. “O choro tomou conta de mim. Fiquei sem palavras. Todos da sala abraçaram-me e me parabenizaram pela grande conquista. Todos da minha família ficaram extremamente orgulhosos e muito felizes”.

Para a participação do Jovem Senador, Amanda Carla é só expectativa e muitas alegrias: “Desejo honrar esta oportunidade ímpar na minha vida, assim como colaborar para a construção de um país ainda melhor”.

Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Gonçalves de Lima
Endereço:

Av. Afonso Olindense, 1513,  Bloco D, 1º andar. Bairro Várzea 
Recife - PE
CEP: 50.810-900

Telefone:
(81) 318393023
Diretor:
José Valcílio Bento de Almeida
Professor orientador:
José Edson Gomes de Moura

Há exatamente um ano, recebi uma das melhores notícias da minha vida. Fui escolhida a JOVEM SENADORA de Pernambuco, na edição de 2015 do Projeto Jovem Senador. Dentre diversos alunos inscritos em todo o estado, fui selecionada para representá-lo em Brasília durante uma semana, a semana mais importante e enriquecedora que eu já vivi. Aprendi na prática o funcionamento do poder legislativo do nosso país, conheci a cultura de cada pedacinho desse BRASIL, por intermédio dos nobres colegas jovens senadores. Ampliei demais os meus conhecimentos acerca da política, passei a enxergá-la de uma outra forma. Em meio a tudo isso que vivi, só tenho a agradecer a Deus, ao meu professor orientador Edson Gomes, aos meus pais, aos que fazem a Erem Gonçalves de Lima, a coordenadora Márcia Rodrigues e todos aqueles de direta ou indiretamente contribuíram para a realização desse sonho!
Gratidão define! 💙

(Depoimento originalmente publicado no Facebook, em 8 de outubro de 2016).

D

 

(Dea