Adrielle Moreira de Souza

 Adrielle Moreira de Souza
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva
  • Cidade: Combinado - TO
  • Professor(a): Theizy Natácia Cardoso Sales

Uma frase que gosta: “Nunca deixe de lutar, pois um dia no mundo de iguais, você pode se destacar na multidão e faze com que muitos se orgulhem de seus atos bravamente conquistados!” - Adrielle Moreira.

A Jovem Sena dora do Tocantins deseja estudar medicina. De família humilde e sem condições financeiras para viabilizar seu curso, Adrielle se esforça para conseguir uma bolsa de estudos e realizar seu sonho. “Meu maior sonho é cursar uma universidade de boa qualidade e me tornar uma pessoa independente e bem sucedida”.

Envolvida nas ações sociais de sua comunidade, Adrielle atua na área social do PSD Jovem. “Esse projeto é uma iniciativa de um Partido Jovem, criado e dirigido pelo secretário de esportes de nossa cidade Evanio Soares, voltado para os meios esportivo e artístico. O objetivo do projeto é tirar os jovens das ruas e do mundo das drogas, fazendo com que eles se interessem pelo esporte ou pela arte”.

Para Adrielle, a participação política da maioria dos jovens ainda é restrita apenas ao voto. Ela acredita que os jovens precisam conhecer mais as formas de atuar em sociedade e arcar com as responsabilidades de ser cidadão, seja no momento de criar projetos, estar bem informado, conhecer seus líderes e votar de forma consciente.

Sua figura pública de destaque é o Presidente norte-americano Barack Obama. “Pois em meio a um mundo repleto de preconceitos, entre eles o racismo, ele conseguiu se tornar o presidente de uma das maiores potencias mundiais, se destacou cumprindo com grande competência as obrigações impostas em seu cargo, se tornando hoje, umas das figuras mais admiradas no meio político”.

Nas horas de folga, Adrielle prefere ouvir música e jogar futebol. Gosta de praticar futsal e participa inclusive de torneios, campeonatos, jogos abertos entre outras competições esportivas. Seu livro favorito é “O triste fim de Policarpo Quaresma”. Quanto ao gosto musical, é eclética, porém tem algumas preferências: Rock, Pop Internacional, Eletrônica e Sertanejo Universitário.

E por falar de Jovem Senador...

“O que mais me motivou a participar do Jovem Senador foi saber através de divulgações em sala de aula sobre a importância do concurso como forma de crescimento intelectual no processo de criação, além da vontade de me posicionar como uma jovem senadora para de alguma forma contribuir com ideais e compartilhar experiências com o demais”.

Aproveitando que na escola já estava estudando a tipologia textual dissertativa argumentativa, sua professora de português Theizy Natácia viu no projeto uma oportunidade de aplicar a redação e treinar seus alunos. A mobilização no Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva foi grande e todos os alunos participaram.

Ao receber o resultado, Adrielle ficou surpresa e muito emocionada, “me senti realizada ao ver que todo o esforço valeu a pena”.

E sobre a realização do Jovem Senador em Brasília, Adrielle é só otimismo: “Tenho uma ótima expectativa, pois o papel de um senador engloba funções de extrema responsabilidade no exercício da cidadania. Dessa forma, o meu objetivo como Jovem Senadora é mostrar através de argumentos, valores morais e éticos que possam transformar a sociedade e também conscientizar a juventude de que é necessária a nossa participação na política”.

Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva
Endereço:

Praça dos Girassóis, S/N - Centro
Esplanada das Secretarias
Palmas - TO
CEP: 77.003-900

Telefone:
(63) 32851187
Diretor:
Emilia Oliveira de Morais
Professor orientador:
Theizy Natácia Cardoso Sales