Suyanne Paula Schwade Girotto

Suyanne Paula Schwade Girotto
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Escola de Educação Básica Professor Zelindo Carbonera
  • Cidade: Marema - SC
  • Professor(a): Helenira da Silva Geminiano

Uma frase que gosta:

  • “É preciso força pra sonhar, e perceber que a estrada vai além do que se vê”. (Los Hermanos)
  • As pessoas vencedoras não são aquelas que nunca falham. São aquelas que nunca desistem.

Suyanne Paula acredita na participação do cidadão para a construção de uma sociedade melhor. Assim, leva para a vida prática o que escolheu como pauta de atuação: trabalha em vários projetos sociais como a “Família na Propriedade”, “Programa de Coleta e separação de lixos recicláveis”, “Cursos de capacitação de qualidade rural”.

Atualmente não é filiada a nenhum partido político, mas pretende conhecer e, quem sabe, trilhar uma carreira na área. Ela não descarta a possibilidade no futuro. Ainda sem saber qual profissão escolher, a jovem senadora de Santa Catarina pensa em uma formação no setor de Saúde.

Sua figura pública de destaque é Zilda Arns: “Porque foi uma brasileira médica eu saiu de seu consultório para iniciar um programa de ajuda a famílias pobres para a diminuição da mortalidade infantil. Seu programa expandindo-se em quase todo o território brasileiro e além de 20 países da América Latina. Recebendo pelo seu trabalho o Prêmio Nobel da Paz em 2006”.

Como hobby, Suyanne gosta de ler, estar com os amigos, tocar violão, ouvir música, navegar nas redes e estar com a família. Esportes? Prefere jogar bola e correr. Livro favorito no momento? “A águia que queria ser Águia” de Juan Carlos Roca. Seu tipo de música? Sertanejo universitário, Pop, Rock.

Quando o assunto é família, a jovem estudante não poupa adjetivos: “Simplesmente maravilhosa. Mamãe minha rainha, doce, uma voz suave, carinhosa e protetora. Papai meu dengo, meu porto seguro, meu colo. Irmã e irmão meus companheiros, amigos e protetores, meus ‘mimos’, Avós, tios (as) primos (as) meus anjos sem asas, sempre unidos e me apoiando. Família amor sem igual”.

Surpresa com sua classificação para o Jovem Senador 2014, Suyanne ficou sem reação num primeiro momento, sem acreditar na notícia. “Porém, ao me certificar de que eu era realmente a vencedora, fiquei muito feliz, por essa realização e conquista. Uma sensação boa e ao mesmo tempo inexplicável. Orgulho próprio, uma emoção enorme por poder representar meu Estado”.

Para os trabalhos legislativos em Brasília, a jovem senadora de Santa Catarina espera fazer a diferença, deixando sua marca de atuação no Senado. “É uma grande responsabilidade participar e presenciar o centro das decisões de nosso país. Uma experiência nova, um mundo desconhecido, mas tenho o objetivo de aproveitar ao máximo cada momento...”.

Escola de Educação Básica Professor Zelindo Carbonera
Endereço:

a definir

Telefone:
(49) 988992919
Diretor:
Salete Tome Gaspari
Professor orientador:
Helenira da Silva Geminiano

"Após o JS estou participando de muitos projetos em meu município, de cursos profissionalizantes, já dei palestras e estou estruturando um projeto de desenvolvimento agrícola para minha região. O Jovem Senador despertou meu interesse em ajudar minha comunidade. Estou feliz por poder fazer parte dessa mudança e evolução. Depois de tudo o que passei como senadora, faço jus ao meu ‘cargo’ e sei que o projeto fez bons cidadãos, boas e férteis cabeças, criou famílias...”."