Ricardo Ruan Rocha Santana

Ricardo Ruan Rocha Santana
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Colégio Estadual Atheneu Sergipense - CEAS
  • Cidade: Aracaju - SE
  • Professor(a): Denilson Melo Rodrigues
  • Cargo na Mesa Diretora: 1º Secretário

Uma frase que gosta: “Minha liberdade é escrever. A palavra é meu domínio sobre o mundo”. (Clarice Lispector)

O jovem senador de Sergipe tem apenas dezessete anos, mas já optou pela carreira médica. “Dentre muitos aspectos, o lado humanístico desta profissão me atrai e é o que a torna mais representativa”.

Embora não deseje seguir carreira política, Ricardo Ruan acredita no poder da mobilização da sociedade e gosta de estar a par das discussões dos grandes temas de interesse nacional - “acredito que o nosso dever cívico é o de ter uma participação ativa”.

Sua personalidade pública de destaque é Chico Xavier – “pelo exemplo de amor ao próximo e humildade presente em sua natureza humana”.

Como hobby, gosta de ler e tem uma paixão pela escrita. Seu livro favorito é “Memórias Póstumas de Braz Cubas”, de Machado de Assis. “O estilo literário de Machado me atrai, sobretudo pela forma realística e direta presente em suas obras”. Nas horas livres, geralmente ouve MPB, samba de raiz e curte seus quatro cães de estimação.

Ricardo Ruan tem uma família que preza pela união. “Somos quatro: papai, mamãe, eu e minha irmã. Procuramos sempre dividir nossas alegrias e tristezas e isso contribui de forma significativa na minha condição de homem e cidadão”. A notícia de sua classificação surpreendeu a todos e a vibração de alegria e orgulho foi enorme em sua casa.

Sua motivação para participar do Jovem Senador foi poder dar voz à juventude do seu Estado e em todas as etapas da seleção Ricardo Ruan sempre contou com o apoio de seu professor Denilson Melo Rodrigues. “Desde o momento da divulgação do concurso até o envio da redação. Seu acompanhamento foi constante e regado a muitos conselhos e apoio”. Sua expectativa maior para as atividades do Projeto em Brasília é “levar minhas propostas que representam os anseios da sociedade em que faço parte, desejando com isso chegar a soluções que beneficiem a todos”.

Para o futuro, o jovem senador de Sergipe espera colher os frutos das sementes que está plantando hoje e “um mundo onde se compreenda que devemos ser a paz que desejamos e que toda e qualquer mudança começa a partir de nós”.

Colégio Estadual Atheneu Sergipense - CEAS
Endereço:

A definir

Telefone:
(79) 31793670
Diretor:
Geraldo Freitas Lima
Professor orientador:
Denilson Melo Rodrigues

“Participar deste programa foi, realmente, um marco na minha vida, um verdadeiro divisor de águas; assumi uma postura mais ativa, madura e consciente diante dos meus deveres democráticos. No Senado, a participação política nasceu em mim de uma forma que eu não fazia ideia de possuir, posto que participar de todo o processo legislativo, em um trabalho árduo e cansativo, embora extremamente prazeroso, consolidou a verdadeira noção de cidadania. Lá eu pude ter a dimensão da importância do nosso Parlamento, das nossas decisões e, principalmente, das escolhas que fazemos ao eleger aqueles que, serão os nossos porta-vozes, dando à sua gente o direito de se fazer ouvir. Precisamos de jovens que não temam e façam-se ouvir”.