Andressa Souza Silva

Andressa Souza Silva
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Centro Educacional São Francisco
  • Formação: Licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas literaturas.
  • Estudante finalista: Noemi Tavares Martins

Com apenas três anos de sala de aula, a professora Andressa Souza Silva ficou muito feliz em orientar a jovem senadora do Distrito Federal, Noemi Tavares Martins, na edição de 2014. “Foi uma experiência bastante interessante e recompensadora. Tive a adesão de muitos alunos que se interessaram verdadeiramente pelo concurso”.

Sobre o Jovem Senador

O trabalho começou ao levar a proposta do 7º Concurso de Redação para a turma do Centro Educacional São Francisco, um colégio com tradição na seleção de alunos para o Projeto Jovem Senador.

É a quarta vez que o colégio consegue premiar um aluno no Concurso de Redação do Senado Federal. Venceu em 2010 com o estudante Carlos Vinícius do Carmo Araújo que também foi selecionado em 2011 e conseguiu, ainda, a classificação em terceiro lugar na etapa nacional. Seu professor orientador foi Diogo Ribeiro que, em 2013, emplacou outro aluno na seleção para o Jovem Senador, Samuel da Silva de Andrade.

Em sala de aula, o trabalho foi tranquilo e contou com a participação majoritária dos estudantes: “Expliquei aos alunos a importância da participação política. Falei do concurso, expliquei o que um senador faz. Fizemos um debate sobre o cumprimento da função dos senadores. Propus que todos os alunos escrevessem uma redação com o tema do concurso”.

Para a professora do Distrito Federal, o Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos, “tanto para a formação política, quanto para o desenvolvimento crítico e o processo de letramento dos alunos”.

Feliz com a conquista da aluna Noemi, a professora Andressa sentiu-se orgulhosa e com a sensação de dever cumprido, de que seu trabalho começa a gerar bons frutos. Sua expectativa para o futuro? “é de um movimento de mudanças em valorização e qualidade da educação”.

Uma mensagem para seus alunos

“O nosso crescimento, mudança e independência só são plenamente consolidados quando nos esforçamos para adquirir a melhor educação possível. Pois só a educação é o único bem que enriquece nossas almas e nos projeta para uma vida melhor. A educação é uma das nossas maiores armas para lutarmos contra as injustiças que nos são impostas e ela jamais poderá ser nos tirada das mãos”.