Noemi Tavares Martins

Noemi Tavares Martins
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Centro Educacional São Francisco
  • Cidade: Brasilia - DF
  • Professor(a): Andressa Souza Silva

Chorou de tanta alegria. Foi assim que a jovem senadora do Distrito Federal reagiu ao saber de sua classificação para o Jovem Senador 2014 -“... logo eu, tão pequena em relação à todo o DF, ser a vencedora. Pulei, gritei, me senti a pessoa mais importante neste dia (risos). Minha mãe quis chorar de tanta felicidade, saiu ligando para exatamente todas as pessoas da família e amigos que ela pôde para dar a notícia. Meu pai ficou muito feliz, no culto à noite, na igreja, ele foi à frente, e contou para os demais que ali estavam. Meu irmão, que chegou depois porque estava na escola, ficou muito feliz também”.

Mesmo tendo sido uma atividade opcional, integrada às atividades da disciplina de Língua Portuguesa, Noemi sentiu-se estimulada a participar do 7º Concurso de Redação do Senado e tentar uma vaga no Projeto Jovem Senador, especialmente pela chance de adquirir conhecimento profissional e ter uma vivência pessoal exclusiva. Sua expectativa é “conquistar muitas experiências, me envolver ao máximo que puder, fazer tudo que me for pedido da melhor forma possível, aproveitar tudo com muito entusiasmo, afinal é uma oportunidade única”.

Com 17 anos, Noemi ainda tem dúvidas sobre a carreira profissional, mas pretende estudar Farmácia e trabalhar na área de saúde, em hospitais ou laboratórios. Seu sonho é “... sentir realizada profissionalmente e pessoalmente, sem ter passado por cima de ninguém. Apenas ter minhas conquistas através do meu esforço e capacidade. Que oportunidades venham se expandir cada vez mais aos necessitados e que as pessoas cada dia mais se tornem conscientes de suas escolhas”.

Com uma família “muito extrovertida, alegre, harmoniosa, unida e feliz”, Noemi sente-se apoiada em seus projetos e iniciativas e gosta muito de sair e divertir-se com ela. Nas horas livres, gosta de caminhar, ver filmes, ouvir música gospel e ler a Bíblia. Sua última obra favorita tem por título “Eu sou Malala”, cujo personagem principal é também sua figura pública de destaque. Noemi citou Malala Yousafzai e explica o porquê: “por causa de sua coragem e luta por algo que deveria ser seu e de todas as outras meninas de seu país por direito, a educação. Sua garra é algo admirável e levado como exemplo de vida”.

E para o futuro? Noemi é otimista e acredita na participação dos jovens. “Espero um futuro com progressos e avanços. Que a cada geração futura venha nascer uma juventude comprometida com propostas de mudança e renovação. Portanto, no presente devem ser plantadas boas ações e escolhas, para que em um tempo próspero seja colhido bons frutos”.

Centro Educacional São Francisco
Endereço:

A definir

Telefone:
(61) 39018030
Diretor:
Leisa Sasso
Professor orientador:
Andressa Souza Silva