Nataly Gonzaga Prestes

Nataly Gonzaga Prestes
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Escola Estadual em Tempo Integral Marcantonio Vilaça I
  • Cidade: Manaus - AM
  • Professor(a): Ricardo Cetraro Braga

Com apenas dezessete anos, a jovem senadora do Amazonas já decidiu o que vai estudar. “Decidi cursar Direito, pois gosto muito da área de Humanas e de escrever. Não gosto de cálculos ou coisas do tipo. Escolhi esse curso porque tenho um desejo de poder ajudar pessoas que foram injustiçadas ou que estão esperando há anos pelo julgamento de uma causa, mas não obtiveram resposta”.

Seu sonho é ser uma grande juíza e que possa julgar e defender os direitos dos mais pobres, dos injustiçados e ajudar aqueles que realmente precisam e merecem auxílio. Nataly quer para o futuro um mundo melhor, sem preconceitos, com mais amor e paz.

Como personalidade pública de destaque, a jovem senadora de Manaus admira o Ministro Joaquim Barbosa, “pois em todos esses anos foi um dos que mais pôs a lei em prática sem medo e realmente fez a diferença. Gostaria de ser como ele ou pelo menos chegar perto”.

Seu hobby é ouvir música, pop rock, gospel e “especialmente rock brasileiro como bandas RPM e Legião Urbana que fizeram grande sucesso com suas letras críticas sobre a sociedade e política brasileira. E também gosto muito de ficar perto da natureza, de árvores e rios que me lembram muito do Criador e me trazem paz”. Seu livro favorito é ‘Persópolis’, uma história em quadrinhos verídica, que fala de uma jovem iraniana oprimida pelo regime autoritário em que vive.

Apreciadora da arte de escrever, Nataly Gonzaga resolveu arriscar a sorte e aceitar o convite do professor Ricardo Cetraro para participar do Jovem Senador. “Sabia que correria o risco de não ganhar, mas mesmo assim tinha a consciência de que mesmo sem ganhar eu não estaria desperdiçando meu tempo, pois estaria exercitando minha leitura e escrita que faz muito bem para qualquer estudante”.

Como resultado de sua confirmação no Projeto, a alegria de toda família foi enorme e o orgulho de sua conquista maior ainda. “Meus pais ficaram muito felizes, principalmente minha mãe que se sentiu orgulhosa”. A expectativa para participar das atividades em Brasília? “É poder motivar os verdadeiros senadores a aprovar leis e projetos que beneficiem a população brasileira, trazendo melhorias para a área da educação e se possível para a saúde”.

Escola Estadual em Tempo Integral Marcantonio Vilaça I
Endereço:

a definir

Diretor:
Raimundo Freitas
Professor orientador:
Ricardo Cetraro Braga

"Foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Ter a oportunidade de estar em Brasília no Senado Federal, participando de comissões e formulando projetos de leis para melhorar nosso país... Nossa! Quanto mais o tempo passa, mas reflito sobre a importância desse projeto que é uma oportunidade para os jovens brasileiros. A experiência do Senado carrego comigo aonde quer que eu vá porque ela é Inesquecível".