Mateus Valle Sottani de Souza

Mateus Valle Sottani de Souza
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: C.I.E.P 299 Julio Caruso
  • Cidade: Volta Redonda - RJ
  • Professor(a): Bernadete Aparecida de Almeida

Uma frase que gosta: “Contos de fadas são a pura realidade, não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos.’’ (G.K. Cheterton)

O veterano da turma de 2014, Mateus Valle, adora ler e escrever e já optou pela carreira de jornalista. De preferência, quer atuar em jornalismo, mas cobrindo a área voltada para a sétima arte – o Cinema.

O jovem senador do Rio de Janeiro tem vários projetos e o mais elaborado deles é ter um filho. Todavia, antes disso, quer conquistar a independência financeira, ser um bom profissional e viajar o mundo. Além disso, Mateus sonha em publicar alguns livros. Como leitura do momento, indica a obra “Notre Dame de Paris”, de Victor Hugo.

Sua figura pública de destaque é a cantora islandesa Björk. “Por ser uma cantora totalmente avessa à grande mídia e pela grande originalidade de sua sonoridade, que é excêntrica”. Seu gosto musical reflete-se no estilo original que prefere – “Música indie, alternativa. O tipo de música que não se escuta na rádio. Sendo indie, sou bem eclético. Indie rock, indie pop, indie electronic, etc. tudo isso amo demais!”.

Apoiado por sua família, que considera um pessoal de mente aberta, dispostos ao diálogo olho no olho, Mateus recebeu a notícia de sua classificação com “Alegria extrema! Foi uma satisfação imensa, algo inexprimível. É maravilhoso poder ser um exemplo para meus irmãos mais novos. Dava gosto de ver como os olhinhos deles brilhavam olhando pra mim quando contei a notícia!”. O jovem senador do Rio de Janeiro quase não acreditou na seleção – “Saí correndo, histérico, contando para todos da minha família. Foi felicidade demais!”.

Na escola, contou com o apoio de sua professora Bernadete Aparecida de Almeida que, sabendo de sua preferência pela leitura e pela escrita, estimulou-o a participar do Jovem Senado - “...eu queria enfrentar esse desafio e ver o quanto eu seria capaz”.

Sobre sua participação no Jovem Senador, Mateus Valle só espera que possa contribuir para a sua formação: “Que isso abra portas em todos os sentidos pra mim, principalmente o profissional. Será uma experiência única, assim espero!”.

C.I.E.P 299 Julio Caruso
Endereço:

a definir

Telefone:
(24) 33460025
Diretor:
Reni Maria da Motta Garuti
Professor orientador:
Bernadete Aparecida de Almeida