Maria Jéssica Silva de Almeida

Maria Jéssica Silva de Almeida
  • Colocação no concurso: 3ª colocada nacional
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Escola de Referência em Ensino Médio Severino Farias
  • Cidade: Surubim - PE
  • Professor(a): Luciana Emília Duarte Farias de Lima

Movida pela curiosidade, a jovem senadora de Pernambuco decidiu participar do Jovem Senador e não sonhava em conquistar uma vaga no projeto, muito menos ser classificada em 3º lugar na etapa nacional. Quando soube da notícia junto com sua família, a alegria tomou conta de todos: “meus pais ficaram tão surpresos quanto eu, pois dentre tantas redações, nunca imaginaríamos que eu ficaria em 3º lugar”.

Maria Jéssica ainda não sabe qual carreira profissional seguirá. Tem dúvidas entre cursar Jornalismo, uma vez que gosta de escrever, ou dedicar-se ao magistério lecionando a Língua Inglesa. Sua certeza, “eu quero poder exercer dignamente a profissão que escolher e construir uma família tão bem estruturada quanto a que possuo”. Aliás, quando assunto é família, a jovem senadora não poupa elogios: “Meus pais, como se é de esperar, tentam ajudar-me ao máximo. Minha irmã e eu temos um bom relacionamento, apesar de, poucas vezes, haver discussões, o que é normal entre irmãos. Graças a Deus, minha família é maravilhosa. Com toda certeza eu não poderia fazer parte de uma melhor”.

O sonho de Maria Jéssica é que toda sua família possa compartilhar com ela a opção pela religião evangélica, pois acredita que assim todos serão mais felizes. Ao mesmo tempo, a jovem senadora é grande admiradora de Mahatma Gandhi. Por quê? “Por ter sido o homem que lutou pela independência da Índia sem usar qualquer forma de violência. Sua filosofia é com certeza admirável, um homem completamente pacifista. Segue uma de suas frases marcantes, que explica o porquê dele ser alvo de minha admiração: ‘A não violência é a maior força à disposição da Humanidade. Ela é mais poderosa que a mais poderosa das armas de destruição concebida pela ingenuidade do Homem’."

Em suas horas vagas, a jovem senadora de Pernambuco gosta de passear com seu cachorro, ler, viajar com sua família ou simplesmente olhar o pôr do sol. Não pratica esporte, mas de vez em quando nada e anda de bicicleta. Seu livro favorito é “Os três mosqueteiros” – “gosto dele, pois foi o primeiro livro que li por mim mesma, sem contar que é uma aventura fascinante”. Sua música preferida é a gospel e especialmente a banda americana Jesus Culture.

Para falar de sua expectativa de participar do Jovem Senador Maria Jéssica é clara: “Eu espero, sinceramente, poder contribuir para o benefício do país. Uma oportunidade como essa é bastante especial e a experiência de passar esses dias no Senado com certeza será muito enriquecedora e inesquecível”.

Escola de Referência em Ensino Médio Severino Farias
Endereço:

a definir

Telefone:
(81) 36241971
Diretor:
Sônia de Arruda Cruz