Angela Maria Klepa

Angela Maria Klepa
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo
  • Formação: Letras
  • Estudante finalista: Maria Cristiane Andrade

A professora Angela Maria Klepa trabalha há mais de 25 anos na área de Educação. Iniciou suas atividades dedicando-se à alfabetização e passou por todas as séries do Ensino Fundamental e Médio. Conhece bem as dificuldades e as alegrias do magistério e atua há 20 anos na Educação de Jovens e Adultos.

Preocupada com seus alunos, Angela Maria está sempre atenta a projetos educacionais que tratam de assuntos envolvendo os jovens como a questão da Educação Fiscal, do combate às Drogas, Diversidade de Gêneros dentre outros.

 

Falando de Jovem Senador

Foi a primeira vez que participou do Jovem Senador e mesmo assim conseguiu classificar a aluna Maria Cristiane Andrade no projeto.

“Eu recebi o material de divulgação e me interessei, pois sempre gosto de participar de concursos de redação, nos quais vejo uma excelente oportunidade de fazer o aluno escrever com um objetivo. Alguns já não demonstraram interesse, visto que teriam de pesquisar sobre a temática, mas outros já perguntaram onde poderiam encontrar textos sobre o assunto. A partir daí, comecei a levar para a sala alguns materiais e fomos lendo, discutindo e anotando algumas informações. A aluna Maria Cristiane, no entanto, foi a que mais se dedicou na pesquisa e na escrita e reescrita da redação”.

Com a notícia da seleção de sua aluna, a professora Angela era só emoção. “Foi uma emoção incrível. A aluna foi até a sala dos professores e contou que Brasília havia entrado em contato com ela, e a mesma ainda não estava acreditando. Eu a abracei e rimos muito, inclusive porque ela disse que tinha medo de andar de avião. Não é a primeira vez que tenho alunos classificados em concurso de redação, mas toda vez que essa notícia nos é dada, percebo o quanto o nosso trabalho enquanto educador é relevante e faz a diferença na vida dos alunos. Essa aluna sempre foi dedicada e muito elogiada pelos professores, mas até então não tinha sido valorizada “fora” da escola. Com o Prêmio Jovem Senador ela teve a oportunidade de ser vista e reconhecida pelo bairro, pela cidade, pelo estado e pelo Brasil”.

Para Angela Maria, a importância do Jovem Senador é “indiscutível”. “O Projeto traz à tona importantes reflexões sobre a política, assunto que muitas vezes os alunos apresentam certa aversão. No entanto, ao iniciar a discussão, eles percebem a importância de ser uma pessoa esclarecida nesse aspecto também, visto que as decisões políticas interferem diretamente na vida de todos”.

Uma mensagem para seus alunos

“Sempre digo aos meus alunos que capacidade eles têm de sobra, o que eles precisam é acreditar nisso. Não importa se moram no bairro e frequentam uma escola pública e têm pais trabalhadores e com poucas condições financeiras, o que realmente importa é que eles, e apenas eles, podem mudar o rumo de suas vidas. A escola faz seu papel, os professores também, mas encontra-se neles a opção de escolha para ser sempre melhor em todos os aspectos da vida”.