Maria Cristiane Andrade

Maria Cristiane Andrade
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo
  • Cidade: Campo Mourão - PR
  • Professor(a): Angela Maria Klepa

A representante do Paraná é de Campo Mourão, interior do Estado, e já programou sua carreira profissional – vai estudar Letras e depois fazer o curso de Direito para trabalhar como promotora de justiça. Embora não seja filiada a partidos políticos, não descarta a possibilidade de atuar na vida Política brasileira, se surgir alguma oportunidade.

Sua indicação para figura pública de destaque é Joaquim Benedito Barbosa Gomes, ministro aposentado do STF. “Admiro sua história de vida, que sendo uma pessoa humilde conseguiu através de seus esforços chegar aonde está. Como possuo o sonho de me tornar futuramente promotora de justiça, ele torna-se um exemplo de superação e dedicação para mostrar aos demais que todos podemos chegar aos nossos objetivos, assim como ele que tendo uma vida humilde tornou-se exemplo para muitos de garra, dedicação e superação”.

Como hobby, Maria Cristiane gosta de ler e ver filmes de terror, sempre acompanhada do namorado, que considera também seu melhor amigo. Seu livro favorito no momento é “Lucíola” de José de Alencar. Gosta de Rock, música eletrônica e sertanejo. Convive com uma família alegre – “moro com meus pais, minha irmã caçula e meu irmão mais velho. Posso dizer que tenho uma família bem descontraída!”. Além disso, a jovem senadora do Paraná ainda cuida do Totó, o cãozinho da família que ganhou de presente quando fez dez anos.

Como prática em ações pedagógicas, Maria Cristiane participou de um projeto de Iniciação Científica juntamente com a Unespar-Fecilcam, onde realizou pesquisas na área da educação sobre o desenvolvimento ético e moral dos jovens estudantes do ensino médio. Sempre envolvida em iniciativas escolares, interessou-se também pelo Jovem Senador – “...fui motivada pela minha professora orientadora que acreditou no meu potencial e que cada dia me deu apoio para redigir esta redação”. A jovem senadora paranaense não pouca elogios à professora Angela Maria Klepa – “Sim, minha professora acreditou na minha capacidade e me fez acreditar na possibilidade de ser selecionada para participar, confiando no meu potencial para ser uma jovem senadora”.

Maria Cristiane é otimista e acredita que no futuro haverá mais oportunidades que beneficiem a todos os jovens e um país renovado em seus padrões sociais e culturais, onde se valoriza a igualdade social e cultural e não haja discriminação e preconceito que possam conturbar a sociedade. Mas, a jovem senadora quer fazer parte desses processos de mudança.  “Essa é minha visão do futuro que eu desejo e espero, e que seja voltado para garantir os direitos de todos nós, valorizando não somente o ser humano, mas também a natureza que nos dá nossos meios para sobreviver”.

E parte desse futuro, pleno de ações conscientes e de participação cidadã, Maria Cristiane vai vivenciar no Jovem Senador em Brasília: “Minha expectativa é compreender melhor com essa experiência como são elaboradas e aprovadas as leis que regem nosso país, para aprimorar meus conhecimentos à cerca da política e dos direitos de todos os cidadãos, deste modo entender melhor meu papel social e de que maneira posso contribuir para futuras mudanças no país”.

Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo
Endereço:

a definir

Diretor:
Joseval Basilio Pelisser
Professor orientador:
Angela Maria Klepa