Lucas Rocha de Melo

Lucas Rocha de Melo
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café
  • Cidade: Macapá - AP
  • Professor(a): Vera Maia Ramos dos Santos

O jovem senador do Amapá é uma daquelas figuras repletas de ideias e que está sempre disposto a compartilhá-las com o próximo.

Os incentivos dos professores e a vontade de expressar seus pensamentos foram os motivos pelos quais Lucas decidiu participar do Jovem Senador. Para ele era muito importante disseminar suas ideias para que outras pessoas pudessem conhecer um pouco mais da realidade de quem mora longe dos grandes centros urbanos.

Com a notícia de sua seleção, Lucas foi pego de surpresa por uma profunda emoção: “Eu não sou uma pessoa que se comove facilmente com certas notícias, mas eu chorei ao saber que havia sido escolhido como representante do Amapá no programa Jovem Senador!”. E sua família? “Eles ficaram sem reação, literalmente!”.

Apreciador de heavy metal, o jovem senador do Amapá pratica natação e arremesso de peso, gosta de ler e sua obra favorita é “Papillon” de Henri Charrière. Considera sua família muito alegre e extremamente espontânea, segundo ele, características da maior parte das famílias que vivem na Região Amazônica. Em casa, cuida de três cachorros, um gato e um coelho.

Desce criança, Lucas sempre sonhou em ser meteorologista: “Até hoje esta é a minha paixão. Também sou apaixonado por foguetes e, futuramente, pretendo ser um Engenheiro Aeroespacial”. Para o futuro, quer um mundo melhor, com menos desigualdades sociais e sem violência, “que o sonho de muitos jovens de entrar em uma universidade e atingir estabilidade em suas vidas se torne algo concreto e que a sociedade do futuro seja menos alienada, mais tolerante e, principalmente, mais feliz”. Sua figura pública de destaque é o Ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, “porque ele foi uma pessoa que quebrou tabus em nosso país e defendeu posições que outras personalidades temeriam assumir”.

Quanto a sua expectativa de participar do Jovem Senador, Lucas é direto e positivo: “Eu tenho certeza que essa experiência proporcionará a todos os 27 jovens senadores uma oportunidade de mostrar suas vocações para outras pessoas. Portanto, a minha expectativa é de acompanhar o nascimento de projetos que podem se tornar leis que beneficiem a população, independentemente do lugar onde vivem”.

Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café
Endereço:

a definir

Telefone:
(96) 32431310
Diretor:
Ediléia da Conceição dos Passos Serique
Professor orientador:
Vera Maia Ramos dos Santos

"Os impactos de ser um participante do projeto Jovem Senador foram imediatos. Logo que voltei ao estado, acabei virando um ícone na comunidade escolar e no meu bairro. Tive um reconhecimento da classe estudantil, mas também fui alvo de críticas, partindo de pessoas que não acreditam que haja honra e honestidade na política. Porém, absorvi tudo isso, e faço dessas opiniões instrumentos para que eu me torne um cidadão sensato".