Ana Maria de Carvalho Mota

Ana Maria de Carvalho Mota
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Escola Estadual Lima Rebelo
  • Formação: Especialista em Literatura Brasileira
  • Estudante finalista: Leiliane Gomes da Silva

A professora Ana Maria leciona a disciplina de língua portuguesa há mais de 14 anos e atualmente também trabalha como coordenadora pedagógica. Atua, ainda, em outros projetos voltados para a área de educação como as Olimpíadas da Língua Portuguesa, promovida pelo Ministério da Educação.

Para Ana Maria a experiência de participar do Jovem Senador foi muito boa, pois as turmas receberam bem a proposta do tema de 2014 – “Se eu fosse Senador...” – e demonstraram interesse em aprofundarem-se no assunto.

Em sala de aula, os trabalhos para o projeto começaram com a apresentação do tema e pesquisas sobre o Papel do Legislativo e dos parlamentares. Em seguida, os alunos iniciaram os debates e trocaram ideias sobre a participação cidadã no processo de elaboração das leis o Brasil. Por fim, deu-se início à produção de textos sob a orientação da professora.

Segundo Ana Maria, o Jovem Senador contribuiu com a formação de seus alunos, pois permitiu que eles pesquisassem sobre a função dos senadores e, por sua vez, influenciou na formação de uma postura política, contribuindo para um olhar mais atencioso na escolha de seus candidatos nas eleições de 2014.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Queridos alunos, acreditem em si mesmos, pois as conquistas de cada um, seja na vida pessoal ou profissional, estarão asseguradas com êxito. E tudo que pensarem em realizar, façam-no com amor e dedicação, desejando o bem comum”.