Marlene Souza Sizernando Liberato

Marlene Souza Sizernando Liberato
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Afonso Campos
  • Formação: Licenciatura em Ciências Sociais
  • Estudante finalista: Kaique Porto Almeida

Com formação na área de Ciências Sociais, a professora Marlene tem mais de 13 anos de sala de aula e já lecionou no Ensino Fundamental, trabalhando, inclusive, como coordenadora de turma. Atualmente, dá aulas de Sociologia no Ensino Médio e dedica-se ao seu curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

 

A experiência de participar do Jovem Senador

A professora Marlene participou pela primeira vez do Jovem Senador e já foi vencedora com a seleção do aluno Kaique Porto Almeida e sua redação “O nosso futuro está em jogo”. O tema proposto na edição de 2014, “Se eu fosse Senador...”, foi o link necessário que a professora precisava para gerar o interesse de seus alunos a discutir o tema Política. “Achei o projeto muito interessante, pois trabalho o tema política nas minhas aulas. Quando fiquei sabendo do concurso, vi uma oportunidade de apresentar aos meus alunos o assunto de forma que tivesse algum sentido, algo que os estimulassem”.

Como a professora Marlene também estava orientando a produção de textos, por meio da apresentação e dos debates sobre o tema, pedia aos estudantes que elaborassem textos dissertativos de modo a consolidar a prática da escrita.

Inicialmente, Marlene solicitou que os alunos fizessem uma pesquisa sobre as funções de um senador e em seguida utilizou a publicação “O Senado Federal em perguntas e respostas”, do cientista político e professor Octaciano Nogueira, como leitura orientadora e posterior apresentação de um seminário.

Foram realizadas, ainda, pesquisas no site do Senado Federal e nas contas da Instituição nas Mídias Sociais. Para a elaboração da redação, a professora contou também com o apoio dos professores de Português realizando um trabalho conjunto para elaboração dos textos.

Quando perguntada se o projeto contribuiu para a formação de seus alunos, Marlene não tem dúvidas e acredita que o Jovem Senador estimulou a discussão de temas relevantes para a formação de um cidadão e ofereceu uma ferramenta concreta de incentivo para os estudantes apresentarem suas ideias e se posicionarem diante das questões políticas do país.

Com a divulgação do resultado no Estado da Paraíba, a professora Marlene viu o esforço de seus alunos sendo valorizado. “Fiquei muito feliz em saber que o trabalho que fiz deu resultado, não só pela premiação, mas também para estimular os nossos jovens a participarem desse tipo de projeto, sabendo que eles são capazes”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“O conhecimento é a única riqueza que ninguém nos tira, por isso invista nos estudos e nunca deixe ninguém dizer que você não é capaz, pois querendo e com esforço e dedicação, você pode ir aonde quiser”.