Patrícia Nara da Fonsêca Carvalho

Patrícia Nara da Fonsêca Carvalho
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Colégio Estadual Jalles Machado
  • Formação: Licenciatura em Letras e Psicopedagogia
  • Estudante finalista: Jaqueline Ferreira da Silva

* Finalista pelo Estado de Goiás, mas não pode participar das atividades presenciais do Jovem Senador. Substituída pelo segundo colocado estadual.

Representante do Estado de Goiás, a professora Patrícia leciona há mais de 15 anos e é dedicada ao ensino da Língua Portuguesa. Com vasta experiência na área, trabalhou por mais de cinco anos como coordenadora na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Ao longo de sua carreira, desenvolveu vários projetos de leitura e sempre procurou aliar o ensino à valorização sociocultural dos jovens estudantes. Só para ilustrar, Patrícia orientou a publicação de livros de memórias literárias redigidos por alunos de Ensino Médio e Fundamental, com o objetivo de homenagear famílias fundadoras da cidade de Goianésia, bem como fazer com que os alunos escritores tivessem contato com as origens do lugar onde vivem.

A professora Patrícia está sempre atenta para os trabalhos que exigem produção de gêneros textuais e prioriza essas iniciativas. “Os concursos de redação são um estímulo para instigar, nos alunos, à vontade não somente de competir, mas principalmente de conhecer melhor temáticas que envolvam seu cotidiano”.

Em sua opinião, o Projeto Jovem Senador “significou a ruptura distante com a falta de conhecimento acerca dos três poderes que regem nosso país para dar espaço para uma proposta inovadora que contempla a necessidade de conhecer melhor as atribuições do Senado Federal para os cidadãos brasileiros e, especificamente para os estudantes que, muitas vezes, desconhecem o valor deste poder para efetiva democracia inerente à responsabilidade de garantir os direitos constitucionais do cidadão, além de outras atribuições intrínsecas as ações do  Presidente da República, na análise e aprovação de projetos de lei”.

 

Em sala de aula

A participação no Projeto Jovem Senador foi apresentada nas aulas de redação para que os alunos conhecessem melhor o tema.  “Foi realizado um fórum para discutir a questão: ‘Se eu fosse senador...’. Diante das respostas apresentadas, os alunos foram convidados a elaborarem um texto dissertativo argumentativo a respeito do papel do senador, se incluindo como possível  partícipe neste processo”.

Ao saber do resultado final, com a seleção de sua aluna Jaqueline Ferreira da Silva, com a redação “Fome de que, estudante?”, a alegria foi contagiante e uma mistura de sentimentos aflorou ao mesmo tempo. “De imediato, a sensação de objetivo alcançado e, depois, uma combinação de orgulho, euforia, felicidade e, concomitantemente, medo diante da expectativa de conhecer de perto o Senado Federal e, principalmente, saber que este era um sonho de minha aluna desde pequenina. Esta, que é merecedora, por ser uma aluna brilhante nas atividades que realiza”.

 

Sobre o Jovem Senador

A professora Patrícia não tem dúvidas de que a participação no Projeto beneficiou seus alunos e permitiu que cada estudante pudesse levar para a sala de aula sua bagagem pessoal de vida e, ao final, contribuir para o entendimento do tema proposto pelo Concurso de Redação do Senado.

“São poucos os projetos em educação que contemplam assuntos inerentes às atribuições do poder público nas escolas, embora algumas disciplinas específicas da área apresentem conteúdos isolados a respeito da temática. O projeto Jovem Senador colabora na efetiva participação, na prática, do jovem selecionado, nas imputações do exercício do senador da República”.

Preocupada com a formação de seus alunos, a professora Patrícia já participou de outras iniciativas como a Olimpíada de Português em 2008, então na qualidade de finalista, e gosta de envolver os jovens estudantes em seminários e concursos de redação nas áreas de literatura e do Poder Executivo do seu próprio município.