Jaqueline Ferreira da Silva

Jaqueline Ferreira da Silva
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Colégio Estadual Jalles Machado
  • Cidade: Goianésia - GO
  • Professor(a): Patrícia Nara da Fonsêca Carvalho

  • RichTextValue object. (Did you mean <attribute>.raw or <attribute>.output?)

Uma frase que gosta: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine”. (1° Cor. 13, 1)

 

Jaqueline venceu o 7º Concurso de Redação do Senado Federal no Estado de Goiás, mas como se classificou também para as Olimpíadas de Português, optou em participar desse último projeto. Infelizmente, em 2014, os dois certames serão realizados no mesmo período e a aluna teve que fazer sua opção.

Para quem acredita em destino, certamente Jaqueline teria traçado o seu, pois sempre gostou de política e pensa seriamente em atuar nessa área. “Quem me conhece sabe que o meu objetivo sempre foi “entrar” para a política e fazer algo pelo povo. Por onde eu vou, os mais íntimos até me chamam de senadora, mesmo antes de participar do concurso. Eles sabem que este é meu grande sonho”.

“Tenho vários sonhos, mas um deles é de ser senadora. Quero levar para o Senado tudo aquilo que aprendi de bom durante a minha vida. Vou semear o caráter, a cidadania, a humildade... e regar com os ensinamentos de Jesus. Assim, colheremos bons frutos para o país”. Para o futuro? “Espero que o mundo seja mais justo e igualitário e que as oportunidades sejam para todos, não só para as classes privilegiadas”.

Nos estudos, Jaqueline ainda está indecisa, mas acho que se adaptaria bem a qualquer um dos seguintes cursos: Engenharia civil, Economia, Direito, Aeronáutica e História. “Sei que não têm nada a ver, mas fazer o quê? Gosto de todas”.

Jaqueline gosta de matemática e participa de um clube criado pela escola para o estudo dessa disciplina – “trocamos conhecimentos e despertamos uns nos outros o interesse pelos números”. Além disso, ainda acha tempo para a equipe de liturgia da igreja que frequenta. Como figura política de destaque, indicou Madre Tereza de Calcutá, pelo exemplo de pessoa que doou sua vida aos pobres.

Nas horas vagas, a jovem do Estado de Goiás gosta de tocar violão, observar os pássaros verdes da praça, às 18h, quando eles se reúnem para fazer uma festa. Em casa, cuida de um passarinho amarelo chamado de Pequeno Príncipe e um papagaio sem nome definido.Também gosta de dançar, fazer caminhadas e ler. Gosta de muitos títulos, mas sua paixão é pela Bíblia. Quanto ao gosto musical, se considera bem eclética. “Só não gosto de funk, mas se tocar eu danço”.

“Tenho uma família muito humilde, mas apesar das dificuldades financeiras, somos muito unidos e felizes. Meu pai é o meu grande exemplo, pois já sofreu muito na vida e continua sofrendo as injustiças da ‘escravidão moderna’, no entanto, sempre fez de tudo para que eu estudasse e crescesse como cidadã”.

Ao saber do concurso de redação pela sua professora, Jaqueline não teve dúvidas, “logo vislumbrei a ideia de começar a realizar meu sonho e foi isso que me motivou”. Ao saber de sua classificação a vencedora teve dois sentimentos ao mesmo tempo: “Eu fiquei muito feliz, mas logo depois fiquei muito triste, pois soube que teria que abrir mão, por coincidência de datas, da Olimpíada de Português, na qual também fui classificada. Ainda estou tentando me recuperar deste trauma”.

A Equipe do Jovem Senador sente que ela não possa atuar em Brasília no Projeto, mas torce para o seu pleno sucesso nas Olimpíadas; afinal de contas, não é todo dia que se consegue tantas conquistas de uma só vez!!! Parabéns Jaqueline e que você possa concretizar muitos outros sonhos e vir a Brasília como senadora eleita por seu Estado!

Colégio Estadual Jalles Machado
Endereço:

a definir

Telefone:
(62) 33531143
Diretor:
Lenice Alves Teixeira

"Com o Jovem Senador fechei com chave de ouro o Ensino Médio. Agora, estou cursando Engenharia Civil e almejo um emprego. O Projeto me ajudou a enxergar oportunidades de inserção dos estudantes no cenário político, nas quais eu estava desacreditada. Iniciativas assim conscientizam a juventude sobre sua importância nas diretrizes do país".