Maria das Graças Carvalho de Macedo

Maria das Graças Carvalho de Macedo

A professora Maria das Graças é especialista em Literatura Brasileira e tem larga experiência no magistério, com mais de 13 anos dedicados ao ensino da Língua Portuguesa.

Sempre atuante em projetos de educação que envolvam a comunidade, para Maria das Graças foi muito gratificante participar do Jovem Senador, pois foi uma ótima oportunidade de trabalhar com temas como ética, cidadania e democracia.

Atuando no Centro de Ensino Ignácio Passarinho, os trabalhos de preparação para o Jovem Senador envolveram professores de outras disciplinas como História, Geografia e Sociologia, na leitura, debate e na produção de textos como, por exemplo, “Governar” de Carlos Drummond de Andrade. Além disso, os alunos ficaram responsáveis por várias pesquisas sobre conteúdos relacionados ao tema do 7º Concurso de Redação: “Se eu fosse Senador...”.

Feliz por ter contribuído para a formação cidadã de seus alunos, Maria das Graças destaca a reação dos estudantes ao iniciarem os estudos sobre o processo de elaboração das leis brasileiras: “...deixava um brilho no olhar de cada um deles com a possibilidade de poder mudar positivamente a situação sociopolítica do país”.

Sobre propostas para a educação de jovens, a professora é uma defensora do ensino especial e destaca que é preciso dedicar maior atenção para a educação dos alunos especiais. Além disso, fala da necessidade de se aumentar e capacitar os professores que lidam com a educação de jovens com deficiência e viabilizar a inclusão escolar.

 

Uma mensagem para seus alunos

“A aprendizagem é contínua e a sua capacidade de usufruí-la também. Por isso, acredite em você e siga seus sonhos”.