Isaac David José Santana

Isaac David José Santana
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Colégio Estadual Povoado de Jurema - Anexo Duque de Caxias
  • Formação: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Pós-Graduação pela Facinter
  • Estudante finalista: Claudinéia Costa Oliveira

Professor orientador de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira, Isaac David leciona na rede municipal há mais de 13 anos. Além disso, está sempre em busca de novos projetos para seus alunos e gosta de participar de iniciativas que despertem a formação crítica dos jovens como o Parlamento Jovem Brasileiro, da Câmara dos Deputados, e outros concursos de redação.

A mobilização no Colégio Estadual Povoado de Jurema - Anexo Duque de Caxias, no município de Licínio de Almeida - BA, para o 7º Concurso de Redação do Senado Federal foi grande, mas o interesse dos alunos em um primeiro momento nem tanto. Apesar disso, o professor Isaac conseguiu classificar a aluna Claudinéia Costa Oliveira, com a redação vencedora “Brasil, um Sonho Intenso”, como a jovem senadora do Estado da Bahia.

Para Isaac, uma das maiores contribuições do Projeto foi despertar a confiança de seus alunos, “eles passaram a acreditar que é possível, independentemente de estudarem em escola de pequeno porte”.

Feliz com a seleção de sua aluna, o professor Isaac viu seu trabalho reconhecido. Perguntado sobre o que sentiu com a conquista de Claudinéia, respondeu: “Satisfação em ver que uma garota humilde de Zona Rural representou o Estado da Bahia. Onde há determinação, há conquistas”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Diz as Sagradas Escrituras que a adolescência e a juventude são vaidade. Que optem pela vaidade do estudar e conhecer sempre; é a única vaidade que não nos será tirada”.