Ana Paula Schwengber

Ana Paula Schwengber
  • Colocação no concurso: 2ª colocada nacional
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Buritis
  • Cidade: Buritis - RO
  • Professor(a): Mauro Sérgio Demicio

Segunda colocada no Jovem Senador 2014, Ana Paula Shcwengber é da cidade de Buritis, interior do Estado de Rondônia. Pensou em participar do Projeto Jovem Senador graças ao entusiasmo com que os professores falaram da iniciativa e o apoio da escola, em especial seu orientador, Mauro Sérgio Demício. Escrever uma redação foi uma atividade opcional no colégio, e Ana Paula era só surpresa ao saber do resultado.

Seus pais e os três irmãos também comemoraram com muita alegria e orgulho a classificação e a jovem senadora de Rondônia é categórica sobre sua família: “A melhor que eu poderia ter, meus pais me apoiam muito e tenho três irmãos que eu amo muito”.

Dedicada aos estudos, Ana Paula reconhece que demorou a escolher uma área de interesse, mas admite que após compreender o conteúdo do Curso de Engenharia Química, ficou encantada e já decidiu qual profissão irá adotar.

Tornar-se independente faz parte dos seus projetos, mas seu sonho é “viajar e conhecer as várias culturas espalhadas pelo mundo, além de formar uma família”. Talvez daí venha sua admiração pela vida de Nelson Mandela – “foi um homem corajoso e lutou por um mundo com igualdade”.

Como hobby, Ana Paula gosta de assistir filmes, sair com seus amigos e curtir a família em casa. Quanto às preferências literárias, prefere os livros dos autores Augusto Cury e John Green, mas não tem nenhum livro favorito. Seu tipo de música favorito é a sertaneja, mas ouve também muita música internacional.

Quanto ao fato de se tornar uma jovem senadora, a estudante não esconde a ansiedade: “A expectativa só aumenta com o passar dos dias, acho que será uma experiência incrível”.

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Buritis
Endereço:

a definir

Telefone:
(69) 32382481
Diretor:
Fabiana Maria dos Santos Silva
Professor orientador:
Mauro Sérgio Demicio