Rayesley Ricarte Costa

Rayesley Ricarte Costa
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2013
  • Escola: Escola Estadual João dos Santos Braga
  • Cidade: Manaus - AM
  • Professor(a): Manoel Rodrigues Marreiros Neto
  • Cargo na Mesa Diretora: Vice-Presidente

Uma frase que gosta: “Quem é o juiz? O juiz é Deus. Por que Ele é Deus? Porque ele decide quem vence ou perde, não meu adversário ou oponente. Quem é o seu oponente? Ele não existe. Por que ele não existe? É meramente uma voz discordante da verdade que eu digo!” (Denzel Washington – filme O Grande Debate)

Rayesley Costa conquistou a vaga de jovem senador pelo Estado do Amazonas com a redação “Educação Política” e vivencia na prática sua preocupação com as questões educacionais no Brasil – é vice-presidente do Grêmio Estudantil do Colégio João dos Santos Braga, em Manaus. Em sua opinião, “o processo de democratização da escola é de fundamental importância para o maior acesso à participação política, à gestão pedagógica e administrativa e à autonomia dos segmentos que compõem a unidade escolar. Defendendo assim os interesses individuais e coletivos dos alunos; incentivando à cultura e promovendo a cooperação entre administradores, funcionários e corpo discente”.

Dono de um texto direto, claro e articulado, o jovem senador do Amazonas pretende conciliar o curso de Direito com o de Letras-Língua Portuguesa e por acreditar que vivemos em um mundo onde “o Ter sobressai-se ao Ser”, sonha “com uma época em que os seres humanos preocupar-se-ão mais uns com os outros”.

De um gosto musical eclético, tem preferência pela música popular brasileira e em seu tempo livre gosta mesmo é de escrever, ler e pesquisar. Seu livro favorito é o “Vendedor de sonhos” do escritor Augusto Cury.

Quando o assunto é família, Rayesley Costa é enfático e fala com todo o carinho e orgulho da avó que o criou: “minha família resume-se apenas à minha avó” – incentivadora e apoiadora, é quem o estimula a seguir em frente e nunca desistir de seus sonhos.

Sobre o futuro, o jovem senador do Amazonas acredita que o Brasil possa crescer e tornar-se um país desenvolvido tanto no aspecto econômico quanto na esfera social - “sabe-se que o Brasil, quando se refere à Educação, ocupa uma posição não muito agradável no ranking mundial. Logo, espero também por políticas voltadas para o ensino, pois somente assim haverá ordem e progresso”.

Escola Estadual João dos Santos Braga
Endereço: Telefone:
(92) 988421071
Diretor:
Ariadne Gama das Neves
Professor orientador:
Manoel Rodrigues Marreiros Neto