Edma Maria dos Santos Oliveira

Edma Maria dos Santos Oliveira
  • Ano de participação: 2013
  • Escola: Escola Estadual 7 de novembro - 2º grau
  • Formação: Letras - Especialização em Linguística
  • Estudante finalista: Danielle Pereira de Almeida

Com toda uma vida dedicada à Educação, sua experiência maior é em sala de aula e, com a simplicidade própria dos sábios, a professora Edma Maria tem sempre uma certeza: “há sempre muito que aprender”. São mais de 30 anos de carreira, com passagem por todos os níveis de atuação da profissão e muito pó de giz pelo caminho – Alfabetização, Ensino Fundamental, Coordenação de Estágio Supervisionado (Magistério) e Ensino Médio.

Não foi a primeira vez que sua escola participou do Projeto Jovem Senador e a professora Edma Maria gosta de frisar que não fez todo o trabalho sozinha. A mobilização com os alunos também foi organizada com o professor Francisco das Chagas Abrantes, que sempre demonstra interesse em participar e compartilha dos esforços de fazer o melhor pelos jovens estudantes - “ele esteve presente em todo processo como professor de Língua Portuguesa. Portanto, foi uma experiência muito boa, muitas dissertações produzidas (2º e 3º ano). E, para nossa maior satisfação como escola, Danielle: Jovem Senadora 2013”.A notícia da classificação de sua aluna Danielle Pereira de Almeida, com a redação “O Brasil somos nós!” contagiou com alegria e muita satisfação toda a comunidade da Escola 7de Novembro. “Uma vitória como essa envolve todo um processo de construção de conhecimento da aluna ao longo dos seus estudos. Além disso, a conquista de Danielle incentivará outros alunos a participar do projeto”. Para a professora Edma Maria, todo trabalho desenvolvido em sala de aula contribui de alguma forma para a formação dos alunos e com o Jovem Senador não poderia ser diferente – “com a leitura, discussões, produção escrita algo há de ficar interiorizado na mente dos alunos”.

Para seus alunos e os jovens brasileiros a professora Edma deixa palavras de confiança, estímulo e coragem: “Estou agora escrevendo e lembrando dos alunos na sala de aula, parece até que estou vendo cada um. São muitos problemas que a nossa juventude está enfrentando: família, opção sexual, bulling, vícios, indiferença, questões econômicas, a falta de perspectiva e tantas outras situações. O que dizer para eles? Apesar de tudo isso, ele é um ser de capacidades e que precisa acreditar nele próprio, não desistir fácil daquilo que deseja. Busque a leitura e o conhecimento para ter como conviver melhor nessa sociedade tão difícil e competitiva”.