Daniele Verza Marcon

Daniele Verza Marcon
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2013
  • Escola: Colégio Estadual Professor Ulisses Cabral
  • Cidade: Antônio Prado - RS
  • Professor(a): Emília Helena Roldo Tieppo

Uma frase que gosta: “Nada lhe pertence mais que os seus sonhos” - Friedrich Nietzsche

Daniele Marcon é a jovem senadora do Rio Grande do Sul e representa a cidade de Antônio Prado, no interior do Estado. É aluna do Colégio Estadual Professor Ulisses Cabral e vem de uma família bem pequena; mora atualmente com sua mãe e o irmão mais novo e durante a semana está sempre em contato com o pai.

A jovem senadora gaúcha adora ler - é seu hobby favorito e atualmente indica três livros como seus xodós: “O lado bom da vida” de Matthew Quick, “A culpa é das estrelas” de John Green e “As vantagens de ser invisível” de Stephen Chboski. Para se manter saudável, vai à academia de ginástica e, para relaxar, gosta de ouvir música – Rock Nacional e Internacional, Pop Rock e MPB.

Embora não pretenda atuar com uma função política futuramente, Daniele é super engajada em ações socioeducativas de sua comunidade. Participa do Clube de Ciências de sua escola, do Clube do Livro da Biblioteca Municipal - que promove atividades para incentivar a leitura na cidade; e ainda encontra tempo para ser voluntária no AFS Intercultura - projeto onde auxilia intercambistas com a língua portuguesa e na organização de atividades interculturais.

Ainda indecisa sobre qual profissão deseja seguir, Daniele tem em mente três áreas bem distintas: Arquitetura, Letras e Engenharia Civil. Mas, quando o assunto é ser feliz, a jovem senadora gaúcha tem plena certeza: quer publicar um livro, ser referência como profissional e um exemplo para a sua família.

Para o futuro, Daniele resume o que deseja para todos em três palavras: Solidariedade, União e Respeito. “Vivemos em um mundo cada vez mais solitário e egoísta, o que é controverso, se pensarmos que a cada dia há mais pessoas com quem podemos falar e fazer amizades. Embora seja difícil, espero que com o tempo o ser humano aprenda a conviver em paz com seus iguais e a natureza”.

Colégio Estadual Professor Ulisses Cabral
Endereço:
Telefone:
(54) 32931056
Diretor:
Lucelia Verza
Professor orientador:
Emília Helena Roldo Tieppo

"Fazer parte deste projeto teve um impacto imenso em minha vida – e nos rumos que ela tem tomado nos últimos dois anos, desde que estive em Brasília.

Primeiro, é preciso compreender que o Jovem Senador não proporciona apenas uma experiência parlamentar, mas sobretudo uma oportunidade única de crescimento pessoal, de convivência em grupo com pessoas, culturas e realidades diferentes que constituem o nosso Brasil. Além de desvendar o funcionamento do Senado Federal, eu conheci um pouco sobre cada estado através dos 26 Jovens Senadores que vivenciaram a experiência comigo naqueles seis dias maravilhosos. E foi em função desse convívio que eu percebi o quanto deveríamos nos orgulhar por viver em um país que ostenta tantas riquezas materiais e imateriais, e também a importância de sermos participativos nas questões que envolvem a nossa sociedade, para que realidades tão díspares e problemas tão graves como os que fazem parte do nosso dia a dia não se perpetuem.

Outrossim, ter chegado tão longe no concurso me fez acreditar mais na minha capacidade e me incentivou a participar de outros projetos que eu temia ou mesmo desconhecia até então. Através dessa confiança e do apoio dos amigos que conquistei durante o Projeto em Brasília, eu me tornei, em 2014, Jovem Parlamentar pelo meu Estado, retornando à capital para conhecer então, a Câmara dos Deputados.

As experiências como Jovem Senadora e Jovem Deputada colaboraram para que eu compreendesse melhor as leis que regem o Brasil, bem como todo o processo legislativo, e interferiram – ou melhor, tornaram-se responsáveis – pela escolha profissional que fiz no final de meu ensino médio. Digo “tornaram-se responsáveis” porque até então cursar Direito nunca tinha passado pela minha cabeça, e eu ainda estava dividida entre outros cursos.

Hoje, eu sou aluna do curso de Ciências Jurídicas e Sociais, tenho amigos nos quatro cantos do Brasil (os quais eu espero um dia poder visitar), e tenho a certeza de que além de mim, há muitos jovens interessados no futuro do país e dispostos a lutar para que ele seja melhor do que é no presente, afinal, todos nós temos consciência de que é preciso “TER VOZ PARA TER VEZ”, e de que a nossa participação é essencial para exercer a nossa cidadania e conquistar uma plena democracia (porque, é claro, até o tema da redação deste concurso nos traz ensinamentos!).

À toda a Equipe do Jovem Senador, aos meus colegas de 2013, professores e responsáveis: muito obrigada por fazerem deste um sonho real e permitir que a vida de mais jovens também tenha um impacto tão positivo como teve a minha. Um grande abraço!"