Meire Ferraz - SP

Meire Ferraz - SP
  • Ano de participação: 2013
  • Escola: Escola Estadual Dom Artur Horsthuis
  • Formação: Letras
  • Estudante finalista: Ágata Pereira

A professora Meire é uma das mais experientes orientadoras do Jovem Senador, leciona há 28 anos e é a primeira vez que participa do Projeto.

Para estimular os alunos, iniciou os debates divulgando o tema do Concurso de Redação e ressaltando a importância da participação cidadã. Muitos alunos ficaram interessados e a partir daí intensificou a pesquisa e a produção dos textos.

Sua experiência foi fundamental para orientar a elaboração da redação, estimular a leitura, treinar a oralidade e esclarecer sobre as técnicas inerentes a cada gênero de escrita. Para Meire, foi também uma ótima oportunidade de valorizar e aperfeiçoar o estilo de cada aluno.

“Estudei, isto é, aprendi para poder orientá-los e isto foi muito vantajoso, pois percebi ampliação dos conhecimentos de todos. Alunos pensantes – intelectualizados”.

Ao ser informada sobre a classificação da aluna Ágata Pereira, com a redação “Conscientização política: exercício para a cidadania”, a professora Meire ficou imensamente orgulhosa e feliz: “Senti a valorização de um grande trabalho e o potencial da aluna escolhida”.

Recado para seus alunos e todos os jovens brasileiros - perseverança e dedicação: “Que eles sempre estudem, esforcem-se, pois o aperfeiçoamento intelectual abre os caminhos para o sucesso pessoal e também para tornar melhor o nosso mundo”.