Edson Marianelli Romanha

Edson Marianelli Romanha
  • Ano de participação: 2012
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Morello
  • Formação: Bacharel em Direito, com Licenciatura Plena em Letras e Especialização em Literatura Brasileira.
  • Estudante finalista: Jaqueline de Andrade Moro

"Sinto-me nascido a cada momento para a eterna novidade do Mundo..." (Alberto Caeiro)

Com larga experiência pedagógica e profissional de formação múltipla e complementar, nas áreas de Direito, Letras e Literatura, o Professor Edson Romanha iniciou sua carreira no magistério ministrando aulas de Geografia e História, mas dedica-se há mais de 19 anos ao ensino da Língua Portuguesa, na mesma Escola Irineu Morello, em Governador Lindenberg - ES.

Já atuou em duas edições do Projeto Jovem Senador (2011 e 2012) e estimula seus alunos a participarem de iniciativas que incentivam a participação e consequentemente a aprendizagem. Em sua opinião, “o Projeto contribui sobremaneira para a formação do aluno e a valorização do nosso maior patrimônio cultural: a Língua Portuguesa”.

Atento à realidade escolar e focado em empregar ferramentas educacionais alternativas, o Prof. Edson gosta de trabalhar o tema em sala de aula, estimular a pesquisa, o debate e a escrita, abordando critérios como a coerência textual, a argumentação, a originalidade e os elementos gramaticais. Sempre em busca de novas linguagens pedagógicas e lúdicas utiliza também o teatro para estimular a participação dos estudantes e já classificou alguns alunos em outros projetos voltados para a área da educação, como nas Olimpíadas de Língua Portuguesa e no Programa Agrinho.

Satisfeito com o resultado dos textos produzidos pelos estudantes para o Concurso de Redação do Senado Federal, o Prof. Edson Romanha é enfático quando fala da experiência de ter um dos alunos selecionados para o Jovem Senador, a aluna Jaqueline de Andrade Moro, representante do estado do Espírito Santo – “Fiquei muito feliz! E porque não dizer orgulhoso também. A vitória do aluno é também a nossa!”.

Edson Romanha acredita que a experiência vivida pelo aluno finalista fica marcada para sempre em suas vidas. Como mensagem para os jovens, deixa o seguinte recado:

Não desanimar nunca, sonhar sempre que é possível atingir nossos objetivos e ideais, jamais perder a fome do saber, do querer fazer, de ser feliz”.