Maria Amélia Soares Feitosa Santos

Maria Amélia Soares Feitosa Santos
  • Ano de participação: 2012
  • Escola: Centro de Ensino Ana Isabel Tavares
  • Formação: Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Pedagogia
  • Estudante finalista: Fernando Alef Ladislau Jadão

"A educação é a base de tudo, e mais um pouco.”

Com mais de 27 anos de dedicação ao trabalho docente, Maria Amélia Santos despertou para a profissão ao lecionar no Ensino Fundamental, onde ficou apenas por um ano – tempo suficiente para compreender e ter certeza que essa era a sua vocação. “Hoje, atuando no Ensino Médio, consigo identificar um conjunto de práticas reflexivas favoráveis ao desenvolvimento e vivência dos meus alunos”.

Quando se trata de participar de projetos voltados para a Educação, a professora Maria Amélia tem um currículo invejável: já classificou vários alunos em diversas iniciativas de caráter educacional, em distintos campos do conhecimento. Em 2011, teve o aluno Thcharllys Viana classificado entre os quatro melhores estudantes do Brasil em Astronáutica e Astronomia, na cidade de São José dos Campos-SP e a aluna Rhaysa Sousa, selecionada na Olimpíada de Energia, sendo ela a única representante do Estado do Maranhão, na cidade de Penedo-RJ. Em 2012, trabalhou com os alunos Ana Paula, Jonh Wesley, Almunzer Jr., Raylan, Mateus Vitor, Josean Barbosa, João Lucas e João Paulo na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) – “ficamos em primeiro lugar no lançamento de foguetes e em segundo lugar na apresentação da equipe na cidade de Barra do Piraí-RJ, tendo a aluna Sabrina Karén participado do Space Camp Brasil, na cidade de Taubaté-SP”.

Para a Professora Maria Amélia, participar do Projeto Jovem Senador foi algo enriquecedor, pois valoriza o trabalho docente, o esforço do aluno e as práticas pedagógicas da escola. “O Projeto Jovem Senador contribuiu significativamente para o processo formativo dos alunos, na perspectiva da compreensão sobre a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo Brasileiro, oportunizando assim uma reflexão sobre a política, a democracia e o exercício da cidadania”.

Experiente e entendendo o ensino como algo que vai além da sala de aula, a professora Maria Amélia Santos, a partir do tema proposto no Concurso de Redação do Senado/2012, iniciou um círculo de debates, com apoio de pesquisas bibliográficas e documentais. “Considerando o desconhecimento de alguns alunos sobre o próprio lugar onde moravam, realizamos algumas visitas in loco na perspectiva de construirmos um diagnóstico sobre aspectos geográficos, econômicos e sociais do Município, além da tentativa de identificar a mobilidade da população, bem como o potencial econômico do lugar”.

Em sala de aula, aproveitou para discutir textos com temas voltados para a Política enquanto ação humana, convidando os demais professores de Língua Portuguesa para se somarem às discussões.

Como resultado do esforço e dedicação, seu aluno – Fernando Alef Ladislau Jadão – foi classificado como o representante do Maranhão no Projeto Jovem Senador 2012. “Quando a Secretaria de Educação do Maranhão contatou-me fiquei em choque, recebi muitos elogios pelo trabalho desenvolvido diante do projeto Jovem Senador e mais feliz ainda em saber que o meu aluno conseguiu atingir a meta proposta”.

Com base na sua experiência de vida, deixa a seguinte mensagem para os jovens:

Aconselho que os meus alunos aproveitem todas as oportunidades de aprendizagem, que busquem diferentes fontes de pesquisas e reconheçam seus professores como orientadores e parceiros na construção do conhecimento assegurando-lhes o pleno exercício da cidadania”.