Jaqueline Maria Baldissera Casagrande

Jaqueline Maria Baldissera Casagrande
  • Ano de participação: 2012
  • Escola: Escola de Educação Básica Soror Angélica
  • Formação: Licenciatura em Letras - Português/Italiano
  • Estudante finalista: Douglas Cristian da Silva Frezza

Seiscentos e sessenta e seis - A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo...
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, passaram 60 anos...
Agora, é tarde demais para ser reprovado...
E se me dessem - um dia - uma outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguia sempre, sempre em frente...
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.
- Mário Quintana (1906-2004) -

Jaqueline Maria é uma daquelas pessoas batalhadoras, que começam a trabalhar muito cedo sabendo exatamente o que querem para suas vidas. Já em 1986, iniciou sua carreira como professora em uma escola multisseriada, no interior do Oeste Catarinense. “Havia concluído o Ensino Fundamental e precisava trabalhar para pagar meus estudos. Aos 15 anos, entrei na sala de aula e a escola era a mesma onde havia frequentado os anos iniciais”.

Com mais de 21 anos de Magistério, a professora Jaqueline Casagrande gostou da experiência de participar do Projeto Jovem Senador. “Foi muito gratificante. Faria tudo de novo, pois temos alunos com potencial e sempre acreditei na escola pública”.

Como orientadora de leitura na Escola de Educação Básica Sóror Angélica, em São Lourenço do Oeste-SC, recebeu o material de divulgação do concurso das mãos de outra professora – Rosângela – e começou a divulgar o projeto Jovem Senador.

Convidou os alunos interessados a participarem das discussões sobre o tema do concurso de redação do Senado e colocou-se à disposição para ajudar aqueles que tivessem interesse. Aos poucos, a motivação cresceu e o Projeto conquistou mais participantes.

Ao receber a notícia da seleção de um dos seus alunos, o estudante Douglas Cristian da Silva Frezza, viu seu trabalho coroado. “Foi muito emocionante, é difícil descrever tamanha alegria, sabíamos o quanto isso seria importante para o nosso aluno e também para os demais”.

A professora Jaqueline acredita que a experiência de participar do Projeto Jovem Senador foi muito positiva, pois “os alunos que tiveram interesse em participar do projeto pesquisaram no site do senado, leram, produziram textos e principalmente despertou o interesse pela política, que é o exercício da cidadania”.

Para seus alunos e jovens estudantes deste País, a professora Jaqueline Casagrande deixa o seguinte recado:

Vivam com sabedoria, planejem, estudem, tenham objetivos e caráter, sejam humildes, acreditem em Deus, pratiquem o bem onde estiverem e jamais se esqueçam de agradecer a vida e a cada conquista por mais simples que seja. Acredito que são esses atos simples que tornam as pessoas ‘grandes’”.