Maria do Socorro Melo Fragoso

Maria do Socorro Melo Fragoso
  • Ano de participação: 2012
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas
  • Formação: Licenciatura Plena em Letras com Pós-graduação em Língua, Linguística e Literatura.
  • Estudante finalista: Diego de Sousa Silva

“Quem elegeu a busca, não pode recusar a travessia...” (Guimarães Rosa)

Leitores do mundo”. É assim que a professora Maria do Socorro gosta de definir como espera que seus alunos possam se capacitar. Com mais de 25 anos de Magistério, todos no Ensino Médio, é totalmente dedicada ao ensino da Língua Portuguesa e gosta especialmente de trabalhar com textos que tratam do convívio social, além de procurar desenvolver atividades que envolvam os alunos em projetos interdisciplinares.

Profissional experiente e informada, Maria do Socorro está sempre atenta aos projetos que tenham por objetivo promover leitores e escritores autênticos, assim como o Jovem Senador que, em sua opinião, “contribuiu para a formação de seus alunos, pois os levou a compreender melhor o contexto em que vivem, além de poderem atuar como protagonistas da sua própria história”.

Para a professora, foi muito oportuna sua experiência como orientadora do Jovem Senador, pois teve como desafio motivar os alunos, utilizando vários métodos, como: pesquisar textos de caráter social e local, entrevistas com autoridades e discussões coletivas a respeito do tema.

Para Maria do Socorro, o projeto “contribui para uma educação de inclusão, além de propiciar a autoestima dos participantes. Os alunos conseguiram interagir com a realidade local, política e social, considerando o contexto em que vivem e a influência que eles recebem de outras instâncias, a exemplo do Senado Federal”.

Quando um de seus alunos foi selecionado, Diêgo de Sousa Silva, com a redação “Abre-se uma janela”, a professora Maria do Socorro Fragoso sentiu-se realizada por fazer parte da conquista e feliz pela experiência que Diêgo vivenciaria no Senado.

Considerada pelo seu aluno como uma figura ímpar, competente e dedicada à Educação, a professora Maria do Socorro deixa o seguinte recado para os jovens brasileiros:

Devemos aproveitar as oportunidades, acreditar no potencial e buscar nos livros o remédio para a cura da ignorância”.