Jacinete de Abreu Marinho

Jacinete de Abreu Marinho
  • Ano de participação: 2012
  • Escola: Centro Integrado de Educação Pública Brizolão 426 Eduardo Ribeiro de Carvalho
  • Formação: Pedagoga
  • Estudante finalista: Angélica Mendes Antunes

“Sejam o melhor que puderem ser. Façam as melhores escolhas. Explorem ao máximo toda a capacidade que possuem, e que às vezes nem imaginam o quanto é grande”.

Com experiência de mais de 28 anos de Magistério, a professora Jacinete Marinho começou a lecionar muito nova, com apenas 18 anos e ao longo de sua vida profissional exerceu várias funções de coordenação e direção escolar, especialmente no município de Itaboraí-RJ. “Integrei a comissão organizadora da Conferência Municipal de Educação de Itaboraí, como representante da rede estadual de educação, com vistas à elaboração do Plano Municipal de Educação vigente. Participei da etapa municipal, intermunicipal e estadual da Conferência Nacional de Educação 2010, tendo sido eleita Delegada para a etapa nacional, realizada em Brasília”.

Muito atuante, Jacinete gosta de se envolver com projetos que tenham propostas pedagógicas modernas e voltadas para a educação política como o Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, Parlamento Juvenil do Mercosul e Programa Parlamento Jovem Brasileiro. “No Rio de Janeiro, o Parlamento Juvenil é um Projeto de Cooperação Técnica entre a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ e a Secretaria de Estado de Educação -SEEDUC. Na última edição do Projeto Parlamento Juvenil da ALERJ, o representante do município de Itaboraí foi um aluno da nossa escola. Coube a mim a responsabilidade do acompanhamento do projeto no âmbito da escola”.

Em sua opinião, foi muito gratificante ter participado do Projeto Jovem Senador. “Partimos da abordagem dos principais aspectos históricos, geográficos e econômicos do município de Itaboraí, uma vez que o tema do Concurso de Redação em 2012 foi Meu município, meu Brasil”.

Para a professora Jacinete Marinho, o Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos e, especialmente, no desenvolvimento da autoestima.

“Uma alegria indescritível”. Foi assim que ela descreveu sua emoção ao saber que sua aluna, Angélica Mendes Antunes, havia sido selecionada para o projeto.

Como mensagem para todos eles deixa a lembrança mais do que positiva: “Acreditem no grande valor que vocês têm”.