Thalyta de Sousa Nascimento

Thalyta de Sousa Nascimento
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2011
  • Escola: Escola Estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos
  • Cidade: Boa Vista - RR

  • Proposição apresentadaSF SUG 18/2011 de 12/12/2011
    Ementa: Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a implantação de laboratórios de informática e de ciências nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. (Parágrafo único do art. 20 da Resolução nº 42, de 2010)

Thalyta de Sousa Nascimento, de Boa Vista/RR, estava no intervalo das aulas quando recebeu a notícia que representaria o estado no Jovem Senador. “Fiquei sem reação, não sabia o que fazer. Logo depois agradeci a Deus, meus olhos encheram de lágrimas, pois passei dias e noites pedindo que minha redação fosse escolhida. Minha mãe foi a primeira pessoa a quem contei a notícia, depois comecei a espalhar a conquista para meus amigos.”

O engajamento político da jovem senadora iniciou antes de vencer a etapa estadual do Concurso de Redação. Tanto é, que já conhecia Brasília. “Visitei a Capital Federal devido à participação em projetos sociais, em eventos voltados à juventude. Mas, desta vez foi diferente. Na 3ª edição do concurso, conheci o finalista do estado. Ele mostrou as fotos. Não senti inveja, contudo nasceu uma vontade de ser finalista, de representar a escola e o estado na iniciativa, de vivenciar os trabalhos dos senadores”.

“Foi uma grande ousadia participar, questionar e buscar melhorias para a sociedade brasileira. A experiência me fez ter outro olhar sobre a política”. Afinal, mesmo com a correria da vida pós-ensino médio, ficou mais atenta às decisões políticas do País. “Acesso diariamente o site do Senado Federal”, afirma.

Junto com o ensino médio, Thalyta também concluiu com êxito o curso de Auxiliar de Edificações. O rendimento em classe resultou num convite e hoje monitora os novos alunos. Além disso, trabalha no atendimento de uma rede de fast-food à noite. Mesmo assim, os estudos não ficaram em segundo plano. “Começo agora, no inicio do 2º semestre, o curso de Técnico de Edificações no Instituto Federal de Roraima. Estou bastante animada porque é a área que gosto e quero ter essa base de estudos, futuramente anseio cursar Engenharia Civil”.

Depoimento encaminhado por e-mail em 28/06/2012.

Escola Estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos
Endereço:
Telefone:
(36) 268218
Diretor:
Laura de Fatima Fassa