Samira Laís Paulino da Silva

Samira Laís Paulino da Silva
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2011
  • Escola: Escola de Referência em Ensino Médio de Bezerros
  • Cidade: Bezerros - PE

  • Proposição apresentadaSF SUG 9/2011 de 12/12/2011
    Ementa: Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para determinar a inclusão da disciplina Princípios de Pedagogia no ensino médio. (Parágrafo único do art. 20 da Resolução nº 42, de 2010)

Samira Laís Paulino da Silva, de Bezerros/PE, conhece o Concurso de Redação do Senado Federal desde 2010, mas acreditava que não era capaz de representar o estado. “Vi o cartaz na escola. Entretanto, pensava que era algo longe da minha realidade. Porém, em 2011, o cartaz estava novamente no mural e pensei: Por que não fazer?”.

O questionamento não apenas despertou a autoconfiança, como também a transformou na primeira jovem senadora de Pernambuco. “A minha escola ficou muito feliz com a notícia. Colegas, professores e coordenadores acompanharam meu dia-a-dia no Congresso Nacional pela TV Senado. Já minha família espalhou a conquista pelos quatro cantos do mundo. Tive grande apoio dos meus avós, da minha irmã e da minha mãe que, inclusive, esteve comigo em Brasília”.

“Eu nunca tinha viajado de avião. E na primeira vez já ter o privilégio de conhecer a capital do meu país, foi uma honra”, enaltece a premiação. “Nunca vou poder explicar, em palavras, a importância do projeto. Eu, uma jovem que sempre estudou em escola pública, vinda de uma família humilde, poder receber o título de primeira jovem senadora do meu estado, foi algo incrível. Senti que posso ser muito mais do que imagino, basta acreditar e ir atrás”.

Fé e perseverança garantiram a aprovação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Samira cursa Letras e trilha seu sonho, ser professora. “Acredito que acima de qualquer coisa está a educação e, sem ela, ninguém chegará a algum lugar”.

O caminho, porém, não é nada fácil. Para alcançar seus objetivos, mudou de cidade, deixando os familiares, amigos e namorado em Bezerros. “Meu curso é ministrado na unidade da UFPE de Recife, moro na Casa do Estudante, mas volto todos os fins de semana para meu município. Quero acima de tudo ser uma pessoa realizada no que faço e ajudar minha família da melhor maneira possível. Tendo Deus ao meu lado, sei que nada é impossível”.

Entrevista concedida por e-mail, em dia 16/6/2012.

Escola de Referência em Ensino Médio de Bezerros
Endereço:
Telefone:
(81) 37281060
Diretor:
Ladjane Karla Lima Torres