Samara Locatelli Barbosa

Samara Locatelli Barbosa
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2011
  • Escola: Escola de Educação Básica Sóror Angélica
  • Cidade: São Lourenço do Oeste - SC

  • Proposição apresentadaSF SUG 19/2011 de 12/12/2011
    Ementa: Dispõe sobre a assistência estudantil na educação superior. (Parágrafo único do art. 20 da Resolução nº 42, de 2010).

Samara Locatelli Barbosa, de São Lourenço Barbosa/SC, conheceu o “Jovem Senador: 4º Concurso de Redação do Senado Federal” ao acaso, quando conversava com a orientadora pedagógica da escola sobre o ENEM. “Ela me apresentou a iniciativa. Apesar de trabalhar o dia todo e ter pouco tempo, visitamos o site do concurso e decidi aceitar o desafio”.

O intervalo de um mês entre a data limite para o envio da redação e a divulgação do resultado colaborou com a surpresa ao receber a notícia que representaria o Estado. “Demorei três dias para realmente acreditar no fato. Estava no trabalho quando meu celular tocou. Encerrei a ligação e não consegui controlar a alegria. Quando cheguei na escola, à noite, fui recebida por orientadores e professores animadíssimos com a novidade. Já minha família, demorou um pouco para acreditar também”, sorri.

A jovem senadora ficou fascinada por Brasília. “Uma relíquia localizada no coração do nosso país”, afirma. “Cada momento, cada lugar, cada pessoa e cada experiência teve uma extrema importância na minha vida. Nada nesse mundo é capaz de retribuir todo o aprendizado e todas as emoções que vivi no Senado Federal. Conhecer e poder vivenciar a rotina política do nosso país me tornou uma pessoa mais crítica, me fez crescer como cidadã brasileira”.

Tamanha matemática para calcular o aprendizado não poderia direcioná-la a outro destino. Samara cursa Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Catarina. “A experiência como jovem senadora me fez olhar o mundo com outros olhos, me fez querer mais. Ensinou que não há limites para os sonhos. Se pudesse, viveria tudo novamente”.

Depoimento enviado por e-mail em 11/06/2012.

Escola de Educação Básica Sóror Angélica
Endereço: Telefone:
(49) 33440516