Matheus Oliveira Faria

Matheus Oliveira Faria
  • Colocação no concurso: 1º colocado nacional
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2011
  • Escola: Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais
  • Cidade: Passos - MG
  • Cargo na Mesa Diretora: Vice-Presidente

  • Proposição apresentada: SF SUG 22/2011 de 12/12/2011
    Ementa: Altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, para dispor sobre a dedução de saldo devedor junto ao Fundo pelo exercício de função pública. (Parágrafo único do art. 20 da Resolução nº 42, de 2010)

Pelas palavras do jovem senador Matheus Oliveira Faria, de Passos/MG, deduz que a paixão pela política o acompanha desde o berço. “Não poderia ter vencido um concurso com prêmio melhor. Desde criança tenho gosto pela política e o sonho de representar o povo junto ao governo”.

Três dias, período da legislatura do Jovem Senador, não foi suficiente para satisfazer seus anseios. “Fiquei com um gostinho de quero mais. Foi a maior experiência de minha vida. Participar da iniciativa despertou um interesse político mais eficaz, uma visão crítica do cenário atual e o desejo de atuar diretamente na construção de um país mais justo e melhor”.

Não por menos, Matheus coloca no papel um antigo projeto. “Quero ser um bom médico e, posteriormente, um bom político”. Com a conclusão do ensino médio, a autora da vez é o concorridíssimo vestibular para Medicina.  “Por causa do mérito de ter sido finalista do programa Jovem Senador, consegui descontos em alguns cursos pré-vestibulares e, assim, pude escolher o que me desse maior assistência nos estudos”.

Modéstia a parte, o jovem não foi apenas o finalista pelo estado de Minas Gerais. Ele foi o primeiro lugar nacional no 4º Concurso de Redação do Senado Federal, forma de ingresso no programa. Para tanto, contou com inestimável apoio dos pais e professores. “Na escola, tivemos uma aula específica com temas referentes à política. Enquanto isso, em casa, todos queriam opinar sobre a Proposição Legislativa”.

Depoimento enviado por e-mail, em 28/05/2012.

Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais
Endereço:
Telefone:
(35) 35210721
Diretor:
Janaina Aparecida Brasileiro Oliveira