Janaína Santana Vilela

Janaína Santana Vilela
  • Colocação no concurso: 2ª colocada nacional
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2011
  • Escola: Colégio Estadual Jandira Bretas Quinan
  • Cidade: Vianópolis - GO

  • Proposição apresentadaSF SUG 6/2011 de 12/12/2011
    Ementa: Altera a Constituição Federal para valorizar o exercício do magistério e qualificar a ação dos professores das redes públicas de educação básica. (Parágrafo único do art. 20 da Resolução nº 42, de 2010).

Brasília é a segunda casa da jovem senadora Janaína Santana Vilela, de Vianópolis/GO. Entretanto, nem por isso, a viagem deixou de ser inesquecível. “Meu pai mora na cidade, mas o projeto me apresentou um outro lado da Capital Federal”.

“Por meio do Jovem Senador passei a interessar mais pela política, ampliei meus conhecimentos sobre como acontece o processo legislativo. Adquiri uma visão crítica e construtiva. Hoje, posso analisar com maior segurança as propostas dos candidatos”.

Esta não é a primeira vez que a Escola Estadual Jandira Bretas Quinan trabalha o Concurso de Redação do Senado Federal com os alunos. “Todos os anos minha escola participa da iniciativa”, esclarece. “Graças a Deus tive o total apoio dos professores e familiares. Meu colégio se preocupa em despertar o interesse dos alunos pelo universo da leitura e da escrita. Em casa, meus pais e minha irmã também foram um grande respaldo, pois sempre apostaram na minha capacidade e valorizaram o meu esforço”.

O conhecido empenho, responsável pela segunda colocação na etapa nacional do certame, agora está focalizado no vestibular. “Meu alvo é a Universidade Federal de Goiás. Quero passar em Odontologia e confesso que tenho me dedicado bastante”, afirma ao explicar o dia-a-dia. “Estudo pela manhã, estou no último ano do ensino médio. Em seguida, às 13h, trabalho num consultório odontológico, como auxiliar ortodôntico. De noite, dou aula particular de redação e matemática, faço aulas de dança e de aperfeiçoamento em técnica de redação e participo dos seminários bíblicos da igreja”, enumera a atribulada agenda.

Depoimento enviado por e-mail em 08/06/2012.

Colégio Estadual Jandira Bretas Quinan
Endereço:
Telefone:
(62) 33351654
Diretor:
Nelci Imelda de Alcantra