Carolina Barreto Pereira

Carolina Barreto Pereira
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2011
  • Escola: Escola Estadual de Educação Cônego Luiz Walter Hanquet
  • Cidade: Camaquã - RS

  • Relatoria: SF SUG 7/2011 de 12/12/2011
    Ementa: Dá nova redação ao art. 225 da Constituição Federal, para atribuir ao Estado a responsabilidade pela proteção da Floresta Amazônica e tornar crime inafiançável o dano à flora ou à fauna da região. (Parágrafo único do art. 20 da Resolução nº 42, de 2010).

Carolina Barreto Pereira, de Camaquã/RS, encontra-se em um ano de estudos. Com a conclusão do ensino médio, centraliza as atenções no vestibular. “Estou focada no sonho maior que é minha profissão, o Jornalismo, que me fascina. Quero logo escrever a vocês contando da minha aprovação na universidade federal”, diz confiante.

A Jovem Senadora conheceu o programa por intermédio da professora de sociologia, Ivone Pacheco,que estimulou a escola a participar do Concurso. “Ela foi impecável do início ao fim. Tanto na hora do incentivo pra escrever a redação – que confesso, não estava muito inspirada ou animada – quanto após receber a notícia”, enfatiza a importância da educadora no processo.

A alegria contida nos inúmeros abraços e palavras de incentivo dos pais, mestres e colegas é imensurável. “Desde pequena meus pais me incentivam a ler e a desejar aprender sempre mais. Quando optei por prestar vestibular para o curso de Jornalismo, eles foram os primeiros a me apoiar, lendo todos os meus textos” .

A notícia que representaria o estado por três dias no Senado Federal a deixou perplexa. “Pensei que fosse uma piada do meu pai e pedi para a equipe das Relações Públicas repetir várias vezes a notícia”, recorda.  “Ser um Jovem Senador foi uma incrível experiência de aprendizado, crescimento e enriquecimento. A oportunidade de interagir e trocar conhecimentos e ideias com representantes de cada estado do País foi incrível”.

Entrevista concedida por e-mail, em 05/05/2012.

Escola Estadual de Educação Cônego Luiz Walter Hanquet
Endereço:
Telefone:
(51) 36714944
Diretor:
Viviane Fortes Sampaio

"Em pouco tempo, muito aprendizado. Foram dias incríveis e indescritíveis. Entrar nas salas que antes só conhecíamos pela televisão e durante um momento poder representar a população, dar-lhe voz e oferecer melhorias. Mágico. Os projetos de alguns colegas foram aprovados e circularam dentre os que possuem poder para torná-los possíveis. Uma experiência ímpar. A importância de compreender política e separá-la de "politicagem" surgiu daí e acompanha-me até hoje - tempo marcado pela desilusão do povo quanto à corrupção de nossos líderes. A balbúrdia é grande e a confusão também, afinal, é da geração que não queria pensar no assunto porque "é algo que não se discute".Errado! Precisa ser discutido e amplamente. Enfim, é uma oportunidade de motivar a juventude a compreender as leis que regem a sociedade, de incentivar o espírito de mudança que possuem e de oferecer-lhes uma experiência enriquecedora."