Professor eleito um dos dez melhores do mundo fala do Jovem Senador

Finalista do “Global Teacher Prize”, o professor Wemerson da Silva Nogueira acredita que o Jovem Senador pode contribuir para o crescimento educacional brasileiro, pois empodera o jovem a fazer a diferença de um modo geral, contribuindo não só para melhorar o país, mas também o mundo.

- Dar voz ao adolescente e permitir que ele faça um projeto de lei é dar uma oportunidade para o cidadão do bem, para o cidadão comum, fora da política, de ter uma participação ativa, mostrar que é possível melhorar o país e o mundo de uma forma geral. – defende Wemerson.

A participação dos professores também é vista como muito importante porque não se limita aos professores da disciplina de português, há um estímulo à participação de professores de várias disciplinas, de modo que os temas do Jovem Senador possam ser trabalhados de modo interdisciplinar. Segundo Wemerson, o mais importante é que professores e alunos possam trabalhar coletivamente, ouvindo e compartilhando experiências.

- Desde quando eu assumi a sala de aula como professor, em 2012, eu assumi um verdadeiro desafio. É triste para um professor que acredita no poder da transformação de um ser humano pela educação ver que seus alunos enxergam a escola como algo que não vai contribuir para a vida deles. Durante esses últimos cinco anos em que eu consegui inovar os meus métodos de ensino, aproximando meu aluno da sala de aula e da comunidade, eu percebi que venci as barreiras com eles e com a comunidade. Nós enfrentamos os obstáculos juntos. Não é fácil ser professor, não é fácil ser aluno. O projeto é bom porque permite ampliar a formação para que todos possam melhorar o seu ambiente, o seu país, o seu mundo. Superar as dificuldades em coletividade, por um país melhor, por uma educação de qualidade – acredita.

O professor capixaba, após a premiação no “Global Teacher Prize”, viu inúmeras oportunidades aparecerem e com elas a chance de ajudar mais escolas, mais cidades, mais países.

- Foi uma grande chance de ir além dos muros da escola, ir além das fronteiras, superar as barreiras e melhorar a educação do mundo - afirmou.

Como dica para os jovens brasileiros, o professor é direto e cheio de um entusiasmo contagiante.

- Acreditem que nosso país tem jeito, continuem o trabalho de redigir projetos de lei e dar um foco na educação. Educação é a base de tudo. É por ela é que vamos mudar o mundo. Continuem acreditando no potencial de vocês, não deixe que a sociedade te cale, que o seu governo te cale, sempre acredite em você, determine o seu sonho e o seu objetivo e lute para conseguir realiza-los – disse Wemerson.

Confira aqui um pouco do depoimento do professor Wemerson Nogueira ao Jovem Senador e a entrevista concedida ao Programa Cidadania, da TV Senado.

 

Professor premiado

O professor Wemerson da Silva Nogueira foi eleito um dos dez melhores docentes do mundo na terceira edição do “Global Teacher Prize”, prêmio oferecido pela Fundação Varkey, uma organização sem fins lucrativos, sediada na Inglaterra, que se dedica a melhorar a qualidade da educação oferecida às crianças carentes. Com apenas cinco anos de experiência, em 2016, o professor capixaba também foi escolhido Educador Nota 10, por ter concebido o projeto "Filtrando as águas do Rio Doce". Wemerson realizou uma palestra para servidores do Senado Federal no último dia 14 de agosto e conheceu um pouco do Projeto Jovem Senador.

A palestra do professor Wemerson também está disponível no site do Senado Federal, TV Senado: Parte 1Parte 2.

Confira o documentário da Global Teacher Prize sobre o trabalho realizado pelo professor Wemerson Nogueira.

 

SERVIÇO

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest