Gráfica do Senado garante a divulgação do Jovem Senador

Há dez anos, o time da Gráfica do Senado ajuda a concretizar o Concurso de Redação do Senado Federal e, desde 2011, o Jovem Senador.  A cada edição anual, esse time de gente bem-humorada e engajada prepara os 20 mil kits de divulgação do projeto, um trabalho que dura praticamente um mês dentro do setor.

O trabalho é grande e exige um esforço coordenado de todas as áreas envolvidas na produção gráfica, desde a revisão dos textos até o encadernamento final dos impressos. O Kit do Jovem Senador é composto por sete itens e cada um deles requer um processo de produção diferenciado. O livreto com as redações vencedoras, perfil dos alunos e professores, por exemplo, é bastante complexo e, além da impressão, exige rigor na montagem e no acabamento.

Criada em agosto de 1963, a Gráfica do Senado tem mais de 50 anos de atuação e seu parque gráfico é um dos mais diversificados do setor público e um dos mais modernos do país. Nos últimos anos, investiu em tecnologia digital e em equipamentos que dispensam produtos químicos. A Gráfica atende não somente à demanda do Senado Federal, Congresso Nacional e Câmara dos Deputados, como também imprime as publicações institucionais, cartilhas, relatórios, revistas, jornais e outros produtos da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Como a Gráfica do Senado não visa lucro, os custos de produção são mais baixos, o que possibilita maior economia e o uso racional dos recursos públicos.

Sob a direção de Fabrício Ferrão Araújo, atual diretor da Secretaria de Editoração e Publicações - SEGRAF, o apoio ao Jovem Senador é permanente e sempre aberto a inovações. A equipe envolvida na produção é experiente e a maioria tem, pelo menos, 10 anos de trabalho dedicados à produção de livros, do Diário do Senado e do Jornal do Senado, entre outras publicações. Hélio Azevedo, coordenador industrial, tem mais de 34 anos de serviços prestados e fica feliz em poder colaborar com o Jovem Senador.

- O projeto é importante para formar os jovens, para que eles possam conhecer melhor e tomar ciência do que acontece no Parlamento e como isso pode influenciar os destinos do país.

Josenildo, com mais de 20 anos de serviço, é operador de acabamento, cuida da encadernação de livros e outros impressos e também apoia o Jovem Senador.

- Eu não gosto de ficar parado e com o Jovem Senador o serviço aumenta muito, mas a educação é uma boa causa e fazemos com gosto. Além disso, todos nós amamos esta Casa, a maior parte do tempo passamos aqui. Trabalhamos em equipe, um motiva o outro e há cooperação entre todos os setores. – declarou Josenildo.

Júlio, com 15 anos de trabalho, e Leonardo, com mais de 16 anos serviço, também se envolvem na elaboração dos impressos do Jovem Senador e conhecem as muitas etapas da produção – corte, plastificação, impressão off set, encadernação, entre tantos outros. Mais de 25 pessoas estão envolvidas no processo gráfico e todas acreditam que o projeto ajuda os jovens das escolas públicas a terem uma chance de conhecer o Parlamento e ampliarem sua formação cidadã.

- Por aqui fazemos de tudo e todos se ajudam. Somos uma família e acreditamos que o Projeto Jovem Senador amplia as chances desses alunos. Nós também estudamos em escola pública e todas as oportunidades que aparecem servem para estimular os estudantes a não pararem com os estudos, a buscar uma carreira e uma profissão. – afirma Leonardo.

Antonivam Lima, chefe da área de expedição, é outro entusiasta do JS e desde a primeira edição do Concurso de Redação, em 2008, colabora na montagem dos kits do projeto. Durante o ano inteiro, o setor armazena e auxilia na expedição do material impresso do Jovem Senador.

- Estamos sempre prontos para colaborar com o Jovem Senador, a Gráfica é parceira e sabemos que o projeto ajuda os alunos a conhecerem melhor o Senado Federal.

A colaboração e o apoio de toda a equipe da Gráfica é indispensável para o Jovem Senador, sem a qual não poderia concretizar a tarefa de promover a educação para a cidadania para as mais de 19 mil escolas públicas de ensino médio estaduais e do DF do país.

 

SERVIÇO

 

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest