Jovem Senador pelo MS faz um convite aos jovens para se envolverem com a política

Em reunião realizada na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, o Jovem Senador pelo estado em 2014, Carlos Henrique dos Santos, teve a oportunidade de falar da sua experiência no Senado Federal, fazendo um paralelo com a sua vivência como ex-deputado estudante no Parlamento Jovem promovido no estado.

Carlos Henrique, hoje estudante de Direito, ressaltou a importância de se incentivar os jovens a terem predisposição para participar da política. Segundo ele, as leis precisam refletir os anseios da sociedade e por isso é tão relevante o papel desempenhado pelos parlamentares eleitos e pelos jovens selecionados para representarem seus estados e escolas no Jovem Senador ou no Parlamento Jovem Sul-mato-grossense.

Para exemplificar a relevância da atuação dos jovens nesses projetos, Carlos Henrique lembrou que as propostas discutidas e aprovadas pelos jovens senadores são encaminhadas como Sugestões Legislativas para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Na Comissão, as Sugestões são relatadas pelos Senadores da República e, caso aprovadas pela CDH, passam a tramitar no Congresso Nacional, podendo ser efetivadas como leis em nosso país.

Durante sua legislatura como jovem senador, Carlos Henrique trabalhou para a aprovação de proposta legislativa para criar a Semana dos Direitos Humanos nas escolas do país, hoje o Projeto de Lei do Senado nº 401, de 2015, já aprovado pela CDH, e que segue tramitando no Senado Federal, aguardando o parecer da relatora na Comissão de Educação.

A fala completa de Carlos Henrique está disponível no YouTube.

Parlamento Jovem no MS

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul conta com projeto semelhante ao Jovem Senador, denominado Parlamento Jovem. Para marcar a abertura da edição 2017 do Parlamento Jovem Sul-mato-grossense, diretores de escolas públicas e privadas de Campo Grande foram convidados a participar da reunião de apresentação do projeto.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest