Milton Tavares de Castro Júnior

Milton Tavares de Castro Júnior
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  • Minha vida profissional

    Milton Tavares teve sua primeira experiência como professor de língua portuguesa em 2004 quando começou a lecionar gramática em uma escola preparatória para concursos, em Brasília. Em 2011, também passou a dar aulas particulares para os alunos de ensino fundamental e médio, desenvolvendo competências no ensino da gramática, redação e literatura.

    A partir de 2014, começou uma nova fase na carreira passando a integrar o quadro de professores do Colégio Militar Dom Pedro II, onde atualmente ministra aulas de redação para a primeira e segunda séries do Ensino Médio.

     

    Falando de Jovem Senador

    Atento a todos os projetos educacionais voltados para jovens e adolescentes, o professor Milton Tavares já participou do Jovem Senador 2015, Olimpíadas da Língua Portuguesa e Operação Cisne Branco.

    Porém, foi na edição de 2016 do Jovem Senador que conseguiu classificar a aluna Isabelle da Silva dos Santos, com a redação “Transformando pelo esporte”. Além disso, o texto foi classificado como a segunda melhor redação da etapa nacional.

    “Minha participação no Projeto Jovem Senador foi, sobretudo, um desafio e, ao mesmo tempo, um privilégio. Acompanhar a produção da aluna ao longo do concurso significava fazer com ela uma parceria, em que minha participação era garantir que o texto por ela escrito estivesse em condições de concorrer com milhares de outros textos, nacionalmente. Todavia, tratava-se de uma oportunidade de a aluna perceber a importância de construir um ponto de vista acerca de uma questão relevante para o país. Isso é um privilégio, porquanto o aluno compreende que o texto é uma prática social, que permite que demonstre sua compreensão do funcionamento do universo e seus fenômenos sociais. Ao término da minha participação, pude sentir que valeu a pena ter assumido o desafio”.

    Segundo o professor Milton, o projeto Jovem Senador contribuiu para a formação de seus alunos uma vez que permite e estimula a discussão e a escrita, “são atividades essenciais para o exercício da cidadania e que permitem desenvolver as competências almejadas pela disciplina de redação”.

    E, ao saber da notícia de sua classificação para o Jovem Senador 2016, Milton Tavares era só alegria: “Ver uma aluna minha selecionada para o Projeto foi motivo de grande felicidade, pois representa a realização de um sonho para a aluna e também para mim”.

     

    Uma mensagem para seus alunos

    “É preciso saber projetar o futuro, pois isso é o que motiva o homem a agir. É preciso saber problematizar as questões sociais. É preciso entender as causas e os efeitos das ações antrópicas, e é preciso saber propor soluções para os mais diversos problemas. Todas essas competências podem ser desenvolvidas pela escrita. Então, aconselho meus alunos e todos os brasileiros a exercitarem a escrita”.