Com pouco mais de cinco anos de sala de Magistério, o professor Rogério Pacheco já conquistou um lugar no Jovem Senador orientando o aluno Victor Henrique Laranja Borges Taquary, vencedor pelo Distrito Federal em 2015.

Trabalhando principalmente com produção de textos, Rogério considerou “desafiadora” a sua experiência em participar do Jovem Senador: “não só pela complexidade do tema sobre participação política, mas também pelo tempo disponível que tínhamos para tratar desse assunto com os alunos interessados”.

Os próprios alunos do Colégio Militar Dom Pedro II solicitaram ao professor Rogério que os orientasse em suas redações. O tema foi divulgado e debates foram organizados para que todos os estudantes pudessem compreender a importância de ampliar sua formação política e de analisarem a importância da participação cidadã nos movimentos que geraram mudanças na sociedade brasileira.

Para Rogério, o Jovem Senador contribuiu para a formação de seus alunos: “O primordial é que muitos perceberam que a participação popular não acaba nas eleições. Ela continua na medida em que eles acompanham os seus representantes no parlamento e nas câmaras estaduais e/ou distrital ou municipais”.

Animado, otimista e confiante na capacidade de seus alunos, o professor Rogério aposta sempre no potencial dos jovens: “Fiquei feliz pelo estudante que eu orientei. A analogia que sempre faço é: eu indico os vários caminhos a percorrer e o que há neles, mas são os estudantes que fazem o percurso e que determinam aonde querem chegar”.

Uma mensagem para seus alunos

“Sempre é preciso ler para saber mais! Não se consegue escrever sobre o que não se sabe!”