Nathalia Lima Janones

Nathalia Lima Janones
  • Colocação no concurso: 1ª colocada nacional
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Escola Estadual "União e Força"
  • Cidade: Cáceres - MT
  • Professor(a): Selma de Lourdes Cebalho El Chamy

Não foi à toa que Nathalia Janones classificou-se em primeiro lugar no 7º Concurso de Redação do Senado Federal com a redação “Uma educação que transforma”. Ela é uma admiradora de Paulo Freire, personalidade que admira pela contribuição e ideias defendidas na área da Educação.

Com apenas 17 anos, a jovem senadora de Mato Grosso vê nos estudos a ferramenta fundamental para concretizar seus sonhos e já definiu seus objetivos. “Espero concluir as minhas metas que desenvolvi desde criança. Fazer minha faculdade de direito, me tornar juíza e poder deixar minha contribuição no desenvolvimento econômico e social do país”.

Nathalia pretende cursar direito na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e, futuramente, trabalhar no Supremo Tribunal Federal “para lutar contra a corrupção, um dos maiores ‘vilões’ da política brasileira”. Em sua opinião, participar do Jovem Senador será uma experiência muito importante para sua formação e crescimento profissional, pois será um contato direto com o Poder Legislativo e o processo de elaboração das leis no país.

Para colaborar com sua comunidade, Nathalia ainda encontra tempo para visitar as casas de apoio aos idosos e integra uma associação de proteção aos animais. Só em sua casa têm três cachorros e quatro gatos, todos encontrados abandonados pelas ruas de Cáceres e adotados por sua família.

Em seu tempo livre, a jovem senadora joga vôlei, assiste a filmes e dedica-se à leitura tendo preferência, respectivamente, por documentários e livros de literatura brasileira. Sua obra favorita é Dom Casmurro, de Machado de Assis. Pela sua formação religiosa, gosta de música gospel, pois acha que ela edifica e consolida sua fé em Deus – “meu pai sempre me dizia: ‘você vai longe garotinha’ e o meu sonho se internalizou nisso. Quero chegar a lugares altos, lugares estes que Deus já preparou para mim”. Para Nathalia, sua família é seu alicerce. Perdeu o pai com nove anos de idade e sua mãe e irmã estão sempre por perto para apoiá-la em seus projetos.

Apoio também não faltou de sua professora orientadora, Selma de Lourdes Cebalho El Chamy, “ela me ajudou, principalmente, a confiar em mim mesma”. Ansiosa com a sua viagem a Brasília, Nathalia Janones quer muito conhecer o trabalho de um senador e entender os meandros do Processo Legislativo. Além disso, é claro, não vê a hora de encontrar os outros 26 jovens senadores de 2014 – “será uma experiência única e inesquecível”.

Escola Estadual "União e Força"
Endereço:

a definir