Um dos professores mais experientes do grupo do Jovem Senador, Oton Mário gosta mesmo é da docência – “é onde me realizo, onde de fato me encontro enquanto profissional de educação”. Com mais de 22 anos de sala de aula, geralmente trabalha com jovens das três séries do Ensino Médio. De 2010 a 2013 foi gestor da mesma escola onde hoje leciona e cumulava as atividades nas disciplinas de Português/Literatura para as turmas de 3º ano, pois faltava professor.

O professor Oton Mário está com o Jovem Senador desde sua primeira edição: “Na escola os meus alunos já conhecem o projeto, pois todos os anos faço a divulgação e os estimulo a participar. Este ano (2015), felizmente, tivemos a felicidade de nossa aluna ser a vencedora. Como já participamos das últimas cinco edições, já conhecemos a metodologia do projeto e acreditamos que ele é, sem dúvidas, um estímulo a mais para as nossas aulas de produção de texto nas turmas de 2º e 3º anos”.

Os preparativos do JS na Escola Professora Terezinha Carolino de Souza são sempre estimulantes e envolvem a participação de todos. O professor Oton Mário é quem coordena e orienta os alunos e, em 2015, organizou uma série de pesquisas sobre cidadania e política, manifestações e protestos, redes sociais e participação nas tomadas de decisões.

“Organizamos as pesquisas em grupos e os alunos apresentaram seminários temáticos. Após os seminários, lemos artigos que tinham a ver com o tema proposto e pedi a primeira escritura da redação para eles. Eles foram escrevendo e me entregando. Em seguida, eu fazia a leitura dos textos, viabilizava o processo de correção e os devolvia para que eles pudessem fazer o processo de reescrita”.

Oton Mário tem aquele perfil de professor que está sempre em busca de novos horizontes e formas mais inovadoras de levar o conhecimento e o aprendizado aos seus alunos.  “Acredito muito no potencial dos meus alunos. Sendo assim, os estimulo a participar de todos os concursos nacionais que aparecem. Eu pessoalmente participei por duas vezes (2011 e 2014) do Programa Missão Pedagógica no Parlamento, organizado pelo CEFOR/CÃMARA, onde tive uma sólida formação para trabalhar essas questões com o meu alunado”.

Com a seleção de sua aluna Ingrid, a emoção foi grande e também o sentimento de realização: “Era um sonho de muitos anos. Há cinco anos buscávamos esse título. Há cinco anos que eu vinha dizendo aos meus alunos que o mais importante era a participação deles e que um dia, talvez, um deles poderia chegar à vitória. Por que não? Chegou então esse dia. Sinto-me bastante lisonjeado com a conquista da minha aluna e com a oportunidade de acompanhá-la nessa importante etapa de sua vida”.

Vencendo muitos desafios e todas as limitações da educação pública do país, o professor Oton Mário acredita que o Projeto Jovem Senador contribui para a formação cidadã de seus alunos de forma permanente.

“Há cinco anos vem contribuindo, não só na formação cidadã e no conhecimento básico sobre como é organizada a política brasileira e sobre o papel determinante deles enquanto eleitores e das pessoas que nós elegemos, como também na questão da produção de texto do gênero artigo de opinião. É muito difícil estimular os jovens a escrever em tempos de meios de comunicações tão velozes. Ter um concurso desses que os estimula a um sonho de conhecer a Capital Federal e a principal Casa da Democracia Brasileira, é sem dúvidas, um enorme incentivo à escrita. Que bom que esse concurso existe!”.

Uma mensagem para seus alunos

“Ah, que eles nunca desistam dos seus objetivos e que acreditem no potencial e na força que brota da essência humana deles mesmos. Digo-lhes que é preciso ter autoestima, que é preciso acreditar que é possível se chegar aonde se deseja, mas que para isso é preciso correr atrás, agarrar as oportunidades e mostrar à vida que se é merecedor de dádivas”.