Representante do Projeto Jovem Vereador de Piracanjuba visita o Senado

A equipe do Projeto Jovem Senador recebeu no último dia 05/10, quarta-feira, em Brasília, o coordenador do Projeto Jovem Vereador de Piracanjuba, do Estado de Goiás, o Juiz de Direito Gabriel Consigliero Lessa, com o objetivo de conhecer de perto o Programa Senado Jovem Brasileiro.

Criado por meio da Portaria nº07/2016, o Jovem Vereador de Piracanjuba é um projeto realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Comarca de Piracanjuba, em parceria com a Unicef, e está destinado a “proporcionar aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo Brasileiro, notadamente o do município de Piracanjuba e demais poderes, bem como estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com as questões políticas não partidárias”.

Segundo Gabriel Lessa, que além de juiz eleitoral exerce as funções de coordenador do Projeto, “trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo proporcionar conhecimento interdisciplinar que possa contribuir para a formação intelectual e cívica dos alunos”. Além disso, o juiz Gabriel Lessa acredita que o Jovem Vereador é uma forma de aproximar o jovem das discussões e reflexões sobre os problemas da cidade de Piracanjuba-GO, oferecendo uma experiência única de participar das demandas diárias da comunidade em geral.

A cada edição, após um concurso de redação e a apresentação de discurso em tribuna, são selecionados nove jovens vereadores que serão premiados com a contratação, na condição de jovem aprendiz, por um ano, na empresa parceira do Projeto, a Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba. Informações sobre o certame podem ser obtidas diretamente na unidade do Tribunal de Justiça daquele município.

Após a visita, a coordenadora de Gestão de Eventos, Márcia Yamaguti, responsável por gerenciar a equipe organizadora do Jovem Senador, relatou: “Ficamos muito felizes de receber representantes de outros projetos de formação política dos jovens. É muito gratificante confirmar a capacidade do projeto Jovem Senador de estimular outras iniciativas voltadas para a formação cidadã dos jovens e estimular a reflexão sobre o papel da instituição Senado Federal em nossa democracia”.

 

Serviço

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest