Minha vida profissional

O professor Francis Fernando leciona há apenas sete anos e participa pela primeira vez do Jovem Senador, já conquistando a classificação de sua aluna Marina Vivianne Carcassola, pela Escola Técnica Estadual Padre Carlos Leôncio, em Lorena-SP.

Tem preferência por trabalhar nas áreas de História, Sociologia e Filosofia de modo interdisciplinar e com projetos. “Acredito que o caminho para o melhor desenvolvimento dos aspectos educacionais está inteiramente ligado à prática de projetos interdisciplinares que valorizam o trabalho em equipe”.

Para o professor Francis, foi impar a experiência de desenvolver o Projeto Jovem Senador em sua escola. “Juntamente com um aluno do 2º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio em Administração, divulgamos o processo em toda a escola e aguardamos o retorno dos alunos. Em parceria com as Professoras da área de Linguagens Adriana França e Célia Silva, aplicamos o procedimento e escolhemos a melhor redação da escola”.

O tema de 2016, “Esporte: educação e inclusão”, segundo o professor Francis, vêm sendo trabalhado na sala desde o início do ano por conta da realização das Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro. “As produções textuais também são incentivadas em todos os componentes curriculares objetivando desenvolver a criticidade dos alunos”.

Na opinião de Francis Fernando, o Projeto Jovem Senador contribuiu muito para a formação dos alunos e chamou a atenção para iniciativas do gênero, especialmente após a divulgação do resultado. Agora, escola e professores já pensam em motivar os alunos à participação em outros certames.

Ao saber da classificação de sua aluna Marina como finalista do Jovem Senador, o entusiasmo foi grande: “Não há palavras para expressar a alegria em ver minha aluna com sua redação escolhida. Um momento inesquecível”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“É preciso buscar o conhecimento todos os dias de nossas vidas. Transformar o estudo em algo prazeroso é o nosso desafio diário. As recompensas nos são proporcionadas em diversos ângulos, basta olharmos com sensibilidade que perceberemos o quanto é valioso estudar. São bens que adquirimos que nos serão vitalícios”.