Seduc MT divulga nomes da Comissão Julgadora do Jovem Senador no estado

Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulga os nomes dos professores que farão parte da comissão técnica para selecionar três redações do Programa Senado Jovem Brasileiro, que engloba o projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal.

A comissão é formada pelos professores de língua portuguesa Marileide Alves da Mata, da Unidade Especial de Articulação Institucional; Waldney Jorge de Lisboa, da Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino Médio; e Mácia Cristina Verdego Gonçalves, que é formada em psicologia e Assitência Social, do Núcelo de Projetos Educacionais da Seduc.

As inscrições para o Programa Senado Jovem Brasileiro estão abertas e podem ser feitas até o dia 16 de agosto. Podem participar estudantes do ensino médio de escolas públicas, nas modalidades regular, ensino técnico, ensino médio integrado ou educação de jovens e adultos. O aluno precisa ter, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2019 e ter disponibilidade para participar da fase presencial, em Brasília (DF), no período de 25 a 30 de novembro de 2019.

O Jovem Senador tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal. Visa ainda estimular nos estudantes a reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania.

O Programa é realizado pelo Senado Federal e conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com apoio das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

A inscrição do aluno deverá ser feita pela escola e efetivada com o envio da redação, ficha de inscrição e documentos para a Seduc, conforme estabelecido pela coordenação do Jovem Senador nos estados e Distrito Federal. Não existe pré-inscrição e nem inscrição on-line.

Para participar, os estudantes devem elaborar uma redação com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. Os autores das 27 melhores redações, um por unidade da federação, serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.

Etapas

Os alunos serão selecionados em três etapas, 27 vencedores, um por unidade da Federação. Na primeira etapa, a seleção e inscrição do aluno serão feitas pela escola, até 16 de agosto de 2019. Cada unidade de ensino participante deverá selecionar uma redação para representá-la e encaminhar à Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Na segunda etapa, será a seleção nos estados e no DF, até 20 de setembro de 2019. A Seduc vai selecionar três redações, sem classificá-las, e as encaminhar ao Senado Federal, com a documentação completa.

Na terceira etapa, a seleção e classificação serão no Senado Federal, até 11 de outubro de 2019. A comissão julgadora do Senado Federal vai avaliar e julgar as 81 redações finalistas e selecionar as 27 vencedoras, uma de cada unidade da Federação, classificando o primeiro, o segundo e o terceiro lugar nacional.

Premiação

Serão selecionadas três redações por unidade da Federação, mas somente os 27 alunos classificados em primeiro lugar nos estados e no Distrito Federal pela comissão julgadora serão considerados vencedores do Jovem Senador 2019. Os 27 alunos vencedores receberão um certificado de classificação e um diploma de posse no Jovem Senador 2019. As redações dos jovens senadores comporão o livreto do Jovem Senador 2019.

Os alunos vencedores viajarão com as despesas de deslocamento para Brasília, hospedagem, alimentação e traslados na capital federal cobertas pelo Senado Federal. Os 27 professores orientadores receberão um certificado de participação no Jovem Senador 2019 e acompanharão seus alunos na viagem a Brasília e contarão com programação específica.

Para ter acesso ao kit de divulgação e as informações de como participar clique aqui.


IMPRIMIR | E-MAIL