Você está aqui: Página Inicial Programas Pro Equidade Sobre
Ferramentas Pessoais
Acessar

Sobre

O Programa

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça consiste em disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. É dirigido a empresas de médio e grande porte, públicas e privadas, com personalidade jurídica própria. A adesão ao programa é voluntária. Objetivos:

a) Contribuir para eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego;

b) Conscientizar, sensibilizar e estimular empregadores e empregadoras em relação às práticas de gestão de pessoas e de cultura organizacional que promovam a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres dentro das organizações;

c) Reconhecer publicamente o compromisso das organizações com a equidade de gênero e raça no mundo do trabalho;

d) Promover a rede Pró-Equidade de Gênero e Raça;

e) Disponibilizar um banco de práticas de equidade de gênero e raça no âmbito da gestão de pessoas e da cultura organizacional no mundo do trabalho.

O Senado Federal participa do Programa desde a sua 4ª. edição, tendo sido contemplado com o SELO de reconhecimento de boas práticas[1].
O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado Federal vincula-se à Diretoria-Geral, cabendo a coordenação executiva à Secretaria de Gestão de Pessoas.
O objetivo do Programa é que todos trabalhem juntos, criando uma rede pró-equidade internamente. Assim, foi instituído o Comitê Gestor do Programa Pró-Equidade, pelo Ato da Diretoria-Geral nº 7277, de 2011, formado pelas seguintes unidades:

I - Secretaria-Geral da Mesa;

II - Secretaria de Comunicação Social;

III - Secretaria de Recursos Humanos;

IV - Gabinetes Parlamentares;

V - Secretaria Integrada de Saúde;

VI - Secretaria de Editoração e Publicações;

VII - Secretaria de Informática;

VIII - Secretaria de Polícia Legislativa;

IX - Instituto Legislativo Brasileiro;

X - Consultoria Legislativa;

XI - Advocacia do Senado Federal;

XII - Comissão Permanente de Gestão de Contratos;