Você está aqui: Página Inicial Programas Pro Equidade Notícias Destaques Congresso será iluminado em homenagem ao Outubro Rosa, contra o câncer de mama
Ferramentas Pessoais
Acessar

Congresso será iluminado em homenagem ao Outubro Rosa, contra o câncer de mama

04/10/2016 15:29

Nesta terça-feira (4), haverá a cerimônia de acendimento da iluminação do Palácio do Congresso Nacional e de outros órgãos públicos na cor rosa, em referência à campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama. A cerimônia inicia-se às 18h na Rampa do Congresso e, simultaneamente, haverá o lançamento da campanha com a mostra fotográfica Viva Vida, no Senado Galeria.

 

Com isso, a ideia é chamar atenção da sociedade para a importância da prevenção de uma doença que consta entre as principais causas de óbitos de mulheres, na faixa etária de 30 a 69 anos de idade: o câncer de mama. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que surgirão 600 mil novos casos de câncer em 2016 e 2017, sendo que o de mama deverá atingir 58 mil mulheres – uma incidência de 28% entre os tipos de tumor que atingem a população feminina.

 

A gestora do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, Maria Terezinha Nunes, assinala a relevância de conscientizar mulheres para a necessidade de informação e, sobretudo, de prevenção, especialmente nos dias de hoje, quando questões de gênero e das desigualdades entre homens e mulheres estão em pauta.

 

– Não apenas o Senado, mas qualquer instituição pública deve assumir um compromisso com a campanha. Isso é fundamental, porque o câncer de mama ataca especificamente a saúde da mulher. E as mulheres de baixa renda, muitas vezes sem recursos próprios, precisam ter acesso a meios de prevenção como a mamografia.

 

Exame


Maria Terezinha informou que uma das atividades promovidas pelo Senado durante o período da campanha será a realização de 16 mamografias para funcionárias terceirizadas, no dia 10 deste mês, no Sesc de Taguatinga Norte. A iniciativa é fruto de uma parceria da Procuradoria da Mulher e do programa Pró-Equidade com o Sesc.

 

Fonte: Comunicação Interna